![]() |
Vítimas foram levadas para Pronto Atendimento da Vila Martins, em Itu (SP) — Foto: Prefeitura de Itu/Reprodução |
Uma festa em comemoração ao Dia das Crianças terminou em susto e correria na cidade de Itu (SP) neste domingo (12). Mais de 60 crianças e 18 adultos precisaram de atendimento médico após passarem mal ao consumirem cachorro-quente servido durante o evento, realizado por uma igreja evangélica na região do Pirapitingui.
De acordo com informações da TV TEM, as vítimas com idades entre 7 meses e 14 anos apresentaram sintomas como vômito, diarreia e fortes dores abdominais. A equipe médica realizou protocolos de hidratação com soro, além da aplicação de analgésicos e antieméticos.
Para atender a grande demanda, uma ala do pronto atendimento, que normalmente não funciona aos domingos, foi aberta. Cerca de 30 profissionais — entre médicos, enfermeiros, técnicos e funcionários da limpeza — trabalharam de forma emergencial a partir das 18h, quando os primeiros pacientes começaram a chegar.
A Vigilância Sanitária de Itu recolheu amostras dos alimentos e fichas dos pacientes atendidos, que serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise laboratorial e identificação da causa da intoxicação.
Em nota, a Prefeitura de Itu informou que o evento foi particular, mas que a Secretaria de Saúde prestou total apoio na operação de socorro.
“O Pronto Atendimento Municipal (PAM) se organizou, inclusive com equipe extra, para receber e agilizar o atendimento de todas as pessoas com suspeita de intoxicação alimentar. O serviço registrou 78 casos, em sua maioria crianças, todas já atendidas e liberadas com alta médica”, diz o comunicado.
Até o fechamento desta matéria, nenhuma criança havia sido internada, mas algumas continuavam em observação no pronto atendimento da Vila Martins. A prefeitura segue acompanhando o caso.
Fonte: TV TEM/G1.
0 Comentários