Jundiaí: Amigos atuam como voluntários no combate a incêndios na Serra do Japi e criam projeto para conscientizar moradores sobre prevenção de incêndios

Participação dos brigadistas do Iapy Iapy no curso prático de formação de brigadista florestal — Foto: Arquivo Pessoal

Um grupo de amigos de Jundiaí (SP) tem se dedicado ao combate e à prevenção de incêndios na Serra do Japi, uma das mais importantes reservas de Mata Atlântica do estado. Unidos pelo propósito de preservar o meio ambiente, eles formaram a Brigada Voluntária Iapy Iapy, que atua tanto na linha de frente contra o fogo quanto em ações educativas junto à comunidade.

O grupo é composto por Cesar Simionato Braga, Fernando Ienne, Júlia Castro, Luam Farina Elias, Mariana Cardoso, Michel Chagas, Silvia Noara Palladino de Souza e Vinícius Neves. Juntos, eles desenvolvem atividades de educação ambiental, palestras em escolas e orientações a moradores sobre descarte correto de lixo, respeito à fauna e criação de aceiros faixas de terreno limpo que ajudam a conter o avanço das chamas.

“Além dos incêndios, nós também realizamos ações de conscientização, mostrando à população a importância da preservação e do cuidado com o entorno da Serra”, explica Luam Farina Elias, engenheiro ambiental e civil, um dos fundadores do grupo.

Frequentador assíduo de trilhas e passeios ao ar livre, Luam conta que o vínculo com a natureza o inspirou a agir. “Quando os incêndios começaram, senti que precisava fazer algo mais. Dedicar parte do meu tempo para proteger a Serra do Japi é uma forma de retribuir tudo o que ela representa para nós”, afirma.

Com o lema “Cuidar e proteger”, a Brigada Voluntária Iapy Iapy busca transformar a preocupação ambiental em ação concreta, unindo responsabilidade, amor pela natureza e solidariedade à causa ambiental.

Fonte: G1. 

Postar um comentário

0 Comentários