Companhia informa que a coloração rosa da água em Itu não está ligada ao metanol

 



A Companhia Ituana de Saneamento (CIS), encarregada do abastecimento de água em Itu (SP), utilizou suas redes sociais para esclarecer que não há nenhuma investigação em curso para verificar a presença de metanol na água fornecida na cidade.


A coloração rosa da água, que chamou a atenção dos moradores de Itu na segunda-feira (30), foi atribuída a um produto utilizado no tratamento da água. A companhia orientou que, caso a água continue a ser fornecida com essa coloração, deve ser descartada imediatamente. Na terça-feira (30), uma publicação nas redes sociais ganhou notoriedade ao afirmar que a polícia estaria investigando a possibilidade de que a água da autarquia contivesse metanol, uma substância associada a mortes e sérias complicações de saúde devido ao consumo de bebidas alcoólicas contaminadas.


A CIS assegurou que não há nenhuma investigação em andamento e que o metanol, que é um álcool com odor forte e inflamável, não faz parte do processo de tratamento de água e não possui coloração. A companhia considerou a postagem viralizada como uma tentativa de criar pânico entre os moradores da região.


Moradores dos bairros São Luiz e Parque América relataram e compartilharam imagens da água rosa. De acordo com a companhia, a mudança de cor foi causada pelo permanganato de potássio, um composto utilizado no tratamento que ajuda a oxidar poluentes, melhorando a qualidade da água.


Em um comunicado posterior, a CIS informou que a situação na estação de tratamento foi normalizada e que a água deve retornar ao seu estado habitual. Além disso, uma investigação interna está sendo realizada para identificar a causa do problema.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários