Brasil tem 16 casos confirmados de intoxicação por Metanol e 209 suspeitos, segundo boletim do Ministério da Saúde

 



O número de notificações de intoxicação por metanol após a ingestão de bebidas alcoólicas no Brasil subiu para 225, conforme o novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite deste domingo (5) . O metanol, um álcool industrial usado em solventes e produtos químicos, é extremamente perigoso quando ingerido, podendo causar sérios danos à saúde, como cegueira, coma e até morte.


Entre os casos notificados, 16 estão confirmados e 209 em investigação. A lista de estados com ocorrências caiu para 13, após o descarte de casos na Bahia e no Espírito Santo. O Ceará registrou seu primeiro caso suspeito.


Dentre os 209 casos, houve 15 mortes, sendo 2 confirmadas no estado de São Paulo e 13 ainda em investigação (7 em SP, 3 em PE, 1 no MS, 1 na PB e 1 no CE). A maior parte dos casos se concentra em São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas.


Em resposta ao aumento das intoxicações, o Ministério da Saúde começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos para tratar intoxicações por metanol. Na primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas para cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.


Além disso, o ministério fechou um contrato para a compra de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro antídoto utilizado no tratamento de intoxicações. Essas unidades serão adquiridas de um fornecedor no Japão e devem chegar ao Brasil na próxima semana.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários