O terceiro dos 11 guardas municipais de Várzea Paulista (SP) investigados por envolvimento com tráfico de drogas, organização criminosa e corrupção passiva foi preso nesta quarta-feira (22), em Campinas (SP).
Joelton Araújo, que estava foragido da Justiça, se apresentou aos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público.
Além de Joelton, outros dois guardas foram presos na quinta-feira (16), durante uma operação do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep). A Justiça também determinou a perda dos cargos públicos dos três condenados.
O caso ganhou repercussão em 2021, quando dez guardas municipais de Várzea Paulista e um de Jundiaí foram presos. No entanto, todos passaram a responder ao processo em liberdade, até o novo julgamento de Raimundo e Adilson.
De acordo com as investigações do Gaeco, os envolvidos transportavam, forneciam e vendiam drogas sem autorização, além de extorquir dinheiro de traficantes em troca da liberdade.
A Prefeitura de Várzea Paulista confirmou o afastamento dos servidores públicos e informou que aguardará o julgamento dos agentes até a última instância para dar continuidade às medidas administrativas.
A Prefeitura de Jundiaí também confirmou que o guarda municipal foi demitido após um inquérito administrativo disciplinar realizado pela corregedoria geral da GCM.
Fonte: G1

.png)
0 Comentários