O número de mortos do descarrilamento do Elevador da Glória, um famoso bondinho de Lisboa, foi corrigido para 16 na manhã de quinta-feira (4), após um erro inicial que indicava 17 vítimas. O acidente, ocorrido na quarta-feira (3), deixou também mais de 21 pessoas hospitalizadas, com cinco em estado grave. Entre os feridos, dois brasileiros foram identificados, mas até o momento, o Itamaraty não confirma brasileiros entre as vítimas fatais.
A Polícia Judiciária de Lisboa investiga as causas do acidente, que ocorreu quando o bondinho descarrilou e colidiu contra um edifício enquanto descia uma ladeira. A hipótese de falha no cabo que liga os bondinhos e problemas nas travas do veículo estão sendo analisadas. A empresa Carris, responsável pelo bondinho, afirmou que a manutenção estava regular e abriu um inquérito interno para apurar os fatos. O governo português decretou luto nacional em homenagem às vítimas.
O Elevador da Glória, em operação desde 1885, é uma atração turística que conecta a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, muito visitado por turistas. Após o acidente, as operações de outros funiculares em Lisboa foram suspensas para inspeção, enquanto o famoso elétrico 28 continua a operar normalmente. A linha do Elevador da Glória transporta cerca de três milhões de passageiros por ano, percorrendo uma subida de mais de 40 metros em aproximadamente três minutos.
Fonte: G1
0 Comentários