Taxa para turistas será introduzida na cidade conhecida como 'Suíça Brasileira'


 A Câmara de Campos do Jordão aprovou, em segunda votação, um projeto de lei que institui a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) para veículos de fora do município. A medida, que aguarda a sanção do prefeito Caê (Republicanos), deve entrar em vigor no segundo semestre de 2026, cobrando uma taxa diária baseada na Unidade Fiscal Jordanense (UFJ) durante a permanência dos veículos na cidade.

Essa iniciativa visa financiar ações de preservação ambiental e mitigar os impactos do turismo intenso na região, que é famosa por sua beleza e foi eleita a mais bonita do estado de São Paulo em 2019. O monitoramento e a fiscalização da taxa podem ser realizados pela administração municipal ou por meio de concessões, seguindo o exemplo de outras cidades turísticas que implementaram medidas semelhantes.

Os valores da taxa variam conforme o tipo de veículo, com motos custando R$ 6,67 e ônibus R$ 166,75. Veículos de Pindamonhangaba, Guaratinguetá e Santo Antônio do Pinhal, além de pessoas com deficiência e turistas com imóveis na cidade, estarão isentos da cobrança.

Fonte: Gazeta São Paulo

Postar um comentário

0 Comentários