"Tá escurecendo a loja": mulher sofre racismo no primeiro dia de trabalho.


 No primeiro dia de trabalho em uma unidade da farmácia Drogasil, em 2018, Noemi Ferrari, moradora de Santo André (SP), foi vítima de racismo.

O episódio foi registrado em vídeo pela própria autora das ofensas, no momento em que Noemi se apresentava à equipe.

O registro foi compartilhado nessa quarta-feira (10) no TikTok e gerou revolta entre os internautas.

A mulher que faz a gravação diz que Noemi é a nova colaboradora da loja e pede para a trabalhadora dar um oi.

Logo na sequência, ela dispara: “[Você] Tá escurecendo a nossa loja? Tá escurecendo. Acabou a cota, tá, gente? Negrinho não entra mais”. O sorriso de Noemi se apaga no mesmo instante.

Mesmo com a reação da vítima, a mulher segue proferindo falas racistas. “Vai ficar no caixa? Que incrível. Vai tirar lixo? Que incrível. Paninho também, vai passar no chão?”, questiona em tom de ironia.

Ao compartilhar as imagens, Noemi escreveu: “Sim, vocês estão vendo e ouvindo isso mesmo. Fui vítima não só de racismo, e não pretendo ficar em silêncio”. Em outra ocasião, ela revelou que entrou na Justiça e teve vitória em um processo.

Procurada pela reportagem, a RD Saúde, que representa a Drogasil, disse que "a empresa não compactua com nenhum tipo de discriminação" e lamentou o fato:

"Lamentamos profundamente o episódio que ocorreu em 2018. Reiteramos o compromisso da RD Saúde com o respeito, a diversidade e a inclusão", disse. "Temos investido de forma consistente em desenvolvimento de carreiras e iniciativas de promoção e de equidade racial. Em 2024, encerramos o ano com mais de 34 mil funcionários pretos e pardos e nos orgulhamos de ter atualmente 50% das posições de liderança ocupadas por pessoas negras, resultado direto de programas estruturados de inclusão e valorização. Nosso propósito é continuar investindo em ações concretas para garantir ambientes de trabalho diversos e inclusivos e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária", concluiu.

🎥 Reprodução/Tiktok/noemisferrari

Fonte: Metrópoles.

VÍDEO

 

Postar um comentário

0 Comentários