A história do Supermercado Dema se confunde com o desenvolvimento de Campo Limpo Paulista e tem origem na trajetória de vida de Waldemar Rossi, nascido no bairro Pau Arcado. Desde os 12 anos, Rossi demonstrava espírito empreendedor: começou trabalhando no armazém da família e, ao mesmo tempo, estudava em Jundiaí pegando o trem diariamente às 6h da manhã. Para complementar a renda, também ajudava passageiros a carregar malas na estação, recebendo pequenas quantias em troca.
O grande salto veio em 1973, quando Waldemar investiu no então nascente Supermercado Dema. Na época, recebia mercadorias transportadas pelas estradas de ferro Santos–Jundiaí e Bragantina. Entre os produtos que abasteciam o comércio, destacavam-se os torresmos, fumo e outros derivados de carne suína, trazidos diretamente de Bragança Paulista.
Ao lado de sua esposa, dona Maria Luiza, Waldemar formou uma família tradicional da cidade e consolidou o Dema como um dos empreendimentos mais importantes da região. Em levantamento da época, o supermercado chegou a figurar entre os maiores geradores de impostos do município atrás apenas da então poderosa Krupp Metalúrgica, que ocupava o primeiro lugar no ranking.
O resgate dessa história foi realizado por Paulo Luiz Martinelli e Edoardo Coen, que registraram o legado de uma família empreendedora e de um negócio que ajudou a moldar a economia local.
0 Comentários