O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversaram por 40 minutos neste sábado (9). A ligação telefônica, a pedido de Putin, teve como principal tema o conflito na Ucrânia e o atual cenário político e econômico internacional.
A conversa se deu em um momento de intensa atividade diplomática. Em maio, os líderes já haviam se encontrado pessoalmente em Moscou, onde a guerra foi um dos assuntos. Agora, o diálogo ocorre às vésperas de um encontro entre Putin e o presidente americano, Donald Trump, no Alasca, para discutir uma proposta russa de paz.
Lula reafirmou seu apoio a uma solução pacífica e reiterou a disposição do Brasil em ajudar nas negociações, mencionando o Grupo de Amigos da Paz, criado em conjunto com a China. O presidente brasileiro tem defendido que outros países, com o apoio da ONU, assumam as negociações.
Além da guerra, a conversa abordou o cenário econômico global, incluindo as recentes críticas de Trump ao Brics e o aumento da alíquota sobre as exportações brasileiras pelos EUA. Putin parabenizou o Brasil pela Cúpula do Brics realizada no Rio de Janeiro e os presidentes combinaram de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia.
Fonte: G1
0 Comentários