Monitoramento e preservação de espécies na Serra do Japi em Jundiaí conta com a ajuda de biólogas


O que começou como um simples vídeo para monitorar a biodiversidade da Serra do Japi se transformou em uma das grandes atrações da semana. A repercussão foi tão significativa que chamou a atenção de cerca de 350 mil pessoas apenas pelo Instagram do Jornal de Jundiaí. As biólogas Júlia Checchinato e Joyce Delprá, responsáveis pelo projeto, não imaginavam que suas imagens de animais silvestres gerariam tanto interesse.

O trabalho, iniciado em 2023 com foco na preservação, evoluiu para uma preocupação com os animais que transitavam pela fazenda. Desde então, dezenas de flagrantes e várias espécies foram documentadas.

Joyce explica: “Utilizamos armadilhas fotográficas, ou câmeras trap, um método de monitoramento não invasivo que não perturba os animais. Instalamos as câmeras em locais de mata previamente inspecionados e avaliados, fazendo visitas esporádicas para substituir os cartões de memória e pilhas. Depois, é só conectar o cartão ao notebook e nos surpreender com as imagens.”

Entre os animais registrados estão pacas, gambás, tatus, lontras, iraras, furões, veados, cachorros do mato, tamanduás, gatos mouriscos, pequenos-do-sul, maracajás, onças, jaguatiricas, capivaras e saguis. “O projeto foca principalmente nos mamíferos, já registrando 26 espécies, mas também temos registros de aves e répteis, totalizando mais 15 espécies”, acrescenta.

Além das 340 mil visualizações, o vídeo alcançou 33 mil curtidas e 15 mil compartilhamentos, uma repercussão que surpreendeu as biólogas. Elas esperam que esse destaque ajude a promover a conscientização ambiental. “Queremos aproveitar essa boa repercussão para despertar ainda mais a consciência ambiental da sociedade de Jundiaí e região, acreditando que isso pode fortalecer as ações de preservação da nossa biodiversidade. Já vínhamos produzindo conteúdo sobre a Fazenda, divulgando no Instagram e YouTube informações sobre as espécies que habitam aqui e focando na educação ambiental”, conclui Joyce.

Fonte: JJ

Postar um comentário

0 Comentários