Um helicóptero caiu em um lago na França após perder o controle enquanto tentava coletar água para combater um incêndio no último domingo (24). A bordo da aeronave estavam duas pessoas, que sofreram ferimentos. Um vídeo gravado por uma testemunha mostra o helicóptero se aproximando do lago em alta velocidade, tocando a água e perdendo a estabilidade. Em seguida, a aeronave faz dois giros e cai de lado no lago.
O incidente foi confirmado pela prefeitura de Rosporden, localizada no extremo noroeste do país. O piloto e um oficial a bordo conseguiram sair da cabine e nadar até a margem, onde foram levados a um hospital local. Ambos receberam atendimento médico e psicológico e já tiveram alta, conforme informado pela prefeitura.
A testemunha que registrou o vídeo é um mecânico da empresa responsável pelo helicóptero e também recebeu assistência. Ele estava à beira do lago no momento do acidente e, no vídeo, é possível ouvi-lo gritando "meu Deus" repetidamente.
O prefeito de Finistère, Maël de Calan, classificou o incidente como um "grave acidente". Ele explicou que a aeronave estava auxiliando no combate a um incêndio em uma área de vegetação e já havia realizado 27 descargas de água antes do acidente. Calan elogiou o profissionalismo, a calma e a coragem do piloto e do oficial, ressaltando que o episódio evidencia o risco que os bombeiros do Finistère e seus aliados enfrentam diariamente para salvar vidas e proteger propriedades.
De acordo com a prefeitura de Finistère, o helicóptero do modelo "Morane 29" é alugado pelo Serviço de Incêndio e Socorro local todos os verões desde 2023 para auxiliar no combate a incêndios florestais na região. A manobra de coletar água com um balde para combate a incêndios é conhecida como ecopagem, que envolve o enchimento de um recipiente pendurado por uma corda sob a fuselagem do helicóptero para despejar a água em áreas afetadas pelo fogo.
Fonte: G1
Vídeo: Reprodução da Internet
0 Comentários