Confronto Maduro x Trump: EUA enviam navios de guerra para a costa da Venezuela


Os Estados Unidos deslocaram três navios destróieres da Marinha para o sul do Caribe, próximos à costa da Venezuela, em uma movimentação que reacende a tensão entre Washington e o regime de Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pelas agências Reuters e Associated Press.

A decisão ocorre na mesma semana em que a porta-voz do governo Donald Trump, Karoline Leavitt, declarou que o país usará “toda a força” contra Maduro. Oficialmente, a operação é apresentada como parte do combate a organizações de narcotráfico da América do Sul para os EUA, que Washington classifica como grupos terroristas. Maduro, inclusive, já foi formalmente acusado de tráfico durante o primeiro mandato de Trump.

De acordo com as agências, os navios enviados — USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson — pertencem à classe Arleigh Burke, equipada com o sistema de combate Aegis. Essas embarcações têm capacidade para múltiplas missões, incluindo ataques a aeronaves, submarinos e alvos terrestres, além de contar com proteção contra armas químicas, biológicas e nucleares.

A movimentação envolve mais de 4 mil militares, embora não haja confirmação sobre a localização exata dos destróieres nem sua posição final na região. Segundo a Reuters, a manobra foi iniciada na segunda-feira (18) e deve durar cerca de 36 horas.

Postar um comentário

0 Comentários