Ato pró-Bolsonaro na Av. Paulista atinge 37,6 mil participantes, segundo metodologia da USP


A manifestação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, atraiu 37,6 mil pessoas neste domingo (3), segundo dados do Monitor do Debate Político do Cebrap e a ONG More in Common, que utilizam imagens aéreas capturadas por drones para a contagem. A avaliação foi feita no pico do ato, às 15h33, e a margem de erro de 12% sugere que o público variou entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes. Em comparação, a última manifestação pró-Bolsonaro, no final de junho, teve 12,4 mil pessoas, enquanto um ato em abril contabilizou 44,9 mil.

A contagem foi realizada com fotos tiradas em quatro horários diferentes e analisadas por um software de Inteligência Artificial, que utilizou o método Point to Point Network (P2PNet) para identificar e contar os indivíduos nas imagens. Este método, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião e da empresa Tencent, assegura uma contagem precisa em multidões densas, com uma precisão de 72,9% e um erro percentual médio de 12%.

Durante a manifestação, apoiadores de Bolsonaro, organizados pelo pastor Silas Malafaia, exibiram faixas e cartazes com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia para os condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. O ex-presidente não compareceu ao ato devido a medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, que incluem o uso de tornozeleira eletrônica e proibições de sair de casa à noite e nos finais de semana, além de restrições no uso de redes sociais.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários