O sudoeste dos Estados Unidos tem enfrentado intensas tempestades de poeira desde o último fim de semana.
No sábado (23), uma muralha de areia avançou sobre o Deserto de Black Rock, em Nevada, ameaçando a realização do festival Burning Man, que deve receber cerca de 70 mil pessoas até o dia 1º de setembro. Imagens registradas por participantes mostram frequentadores usando máscaras e lutando para segurar suas barracas contra os ventos. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS), a tempestade se deslocava a 48 km/h, com rajadas superando 72 km/h.
Dois dias depois, na segunda-feira (25), outra tempestade de poeira — classificada como haboob — atingiu o estado do Arizona, causando transtornos em Phoenix. O Aeroporto Internacional Sky Harbor suspendeu pousos e decolagens por cerca de uma hora, a pedido da Administração Federal de Aviação (FAA). Mais de 200 voos enfrentaram atrasos até a noite.
Além da interrupção no tráfego aéreo, moradores relataram apagões e danos a estruturas. Em algumas áreas da cidade, a visibilidade caiu a quase zero.
Os haboobs são tempestades de poeira de grande intensidade, formadas por ventos fortes que descem das nuvens de tempestade e levantam partículas secas do solo. Típico da temporada de monções no sudoeste americano, esse fenômeno pode criar verdadeiras paredes de poeira que se deslocam rapidamente, reduzindo a visibilidade em poucos segundos.
Embora chamem a atenção pelo aspecto impressionante, os haboobs também representam riscos à saúde, como irritação nos olhos e problemas respiratórios, além de aumentarem o perigo em rodovias e aeroportos.
O NWS alertou que novas tempestades podem ocorrer nos próximos dias.
Fonte: G1
0 Comentários