A aguardada chuva de meteoros Perseidas, um dos eventos astronômicos mais notáveis do ano, atinge seu pico de visibilidade entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira (12 e 13). O melhor horário para a observação no Brasil é a partir das 3h da manhã.
O fenômeno ocorre anualmente quando a Terra cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, atravessando a trilha de detritos que ele deixou para trás. Quando esses fragmentos entram na atmosfera terrestre em alta velocidade, eles se incendeiam e produzem os rastros luminosos conhecidos como “estrelas cadentes”.
Embora o espetáculo seja mais intenso no Hemisfério Norte, a visibilidade no Brasil será parcialmente prejudicada pelo brilho da Lua, que estará em fase de 84%. Isso ofuscará os meteoros menos brilhantes, mas ainda será possível ver os mais intensos.
Para aumentar as chances de ver o fenômeno, a recomendação é procurar um local com pouca iluminação, longe das luzes da cidade. A observação se torna ainda melhor na madrugada, quando o ponto de origem dos meteoros, conhecido como radiante, está mais alto no céu.
Fonte: RS NOTÍCIAS
0 Comentários