Mercado em Jundiaí é multado em apenas R$ 1,8 Mil pela vigilância sanitária ao encontrar fezes de rato no estabelecimento


Neste ano, a Vigilância Sanitária de Jundiaí (VISA) aplicou 46 Autos de Imposição de Penalidade, sendo 22 voltados para estabelecimentos do setor de alimentos, principalmente supermercados. Um caso notório, publicado na Imprensa Oficial em 18 de julho, envolveu a descoberta de fezes de rato em um supermercado localizado na avenida São João, na Ponte São João, resultando em uma multa de R$ 1.851, equivalente a 50 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (UFESP). O estabelecimento também recebeu uma notificação para implementar barreiras físicas que previnam o acesso de pragas.

A VISA informou que as principais irregularidades encontradas no setor de alimentos incluem a presença de pragas urbanas, falta de higienização adequada, armazenamento inadequado de alimentos e ausência de boas práticas na manipulação.

As autuações podem ser resultado de fiscalizações rotineiras ou denúncias. É importante destacar que a aplicação de multa não significa necessariamente a interdição do local, que ocorre apenas em casos de risco iminente à saúde pública.

Os munícipes são orientados a escolher estabelecimentos licenciados e a observar as condições higiênico-sanitárias, como a limpeza e conservação dos alimentos. Denúncias sobre riscos à saúde podem ser feitas pelo canal oficial 156, que serão analisadas pela Vigilância Sanitária.

Além do setor de alimentos, serviços de assistência à saúde também estão sob fiscalização, com os estabelecimentos recebendo notificações para corrigir inconformidades antes de penalizações, exceto em situações que representem grave risco à saúde. A avaliação das infrações é individualizada, levando em conta a gravidade e o histórico do estabelecimento.

Fonte: JJ

Postar um comentário

0 Comentários