A Prefeitura de Jundiaí está fortalecendo suas iniciativas para reduzir os riscos relacionados a eventos climáticos, com um foco especial nas pequenas barragens localizadas em propriedades rurais do município.
Essa ação é resultado de uma colaboração entre a Defesa Civil, o Departamento de Agronegócio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o Departamento de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e a Faculdade de Tecnologia da Unicamp. Um levantamento inicial identificou aproximadamente 940 pequenas barragens em propriedades rurais particulares. Com base nesse mapeamento, a segunda fase do programa será iniciada, envolvendo visitas de campo para fornecer orientações e definir medidas preventivas tanto para o Poder Público quanto para os agricultores.
“Nos últimos anos, tivemos episódios de chuvas intensas em um curto período, que resultaram no extravasamento de barragens e alagamentos. Nossa meta é mitigar esses problemas, reduzir os riscos e garantir a segurança dessas estruturas nas propriedades rurais”, explicou Sérgio Pompermaier, diretor do Departamento de Agronegócio da UGAAT.
O coronel Gimenez, coordenador da Defesa Civil, enfatizou a importância do diálogo com os agricultores. “Estamos realizando o mapeamento de todas as áreas hídricas do município para ajudar e orientar os proprietários rurais sobre as medidas preventivas, especialmente em relação aos barramentos. Esse trabalho inclui orientações sobre como proceder em casos de chuvas intensas ou grandes volumes de água. Essas diretrizes são essenciais para fortalecer a prevenção”, afirmou.
Guilherme Lima, diretor do Departamento de Meio Ambiente da UGPUMA, ressaltou que a segurança hídrica é uma prioridade na iniciativa. “Essas pequenas barragens são fundamentais durante períodos de estiagem, pois garantem irrigação, possibilitam a criação de peixes e a dessedentação de animais. Quando bem mantidas, elas se tornam aliadas da sustentabilidade e da produção rural. A parceria com a Faculdade de Tecnologia da Unicamp é crucial para fundamentar as ações que serão realizadas em campo”, acrescentou.
Nos próximos meses, as equipes técnicas da Prefeitura estarão em contato com os produtores rurais para apresentar o plano de ação e esclarecer as medidas preventivas necessárias.
0 Comentários