Os recentes casos de agressão a crianças, ocorridos nos dias 15 (terça-feira) e 16 (quarta-feira) em Itupeva, evidenciam o crescimento alarmante da violência contra menores na cidade. Somente neste ano, foram registradas 294 denúncias através do Disque 100, um aumento de 46% em relação ao ano anterior.
O incidente mais recente foi registrado na quarta-feira (16), quando, durante uma ocorrência de briga de casal, a equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) percebeu que duas crianças, uma de 5 e outra de 7 anos, que residiam com a mãe, apresentavam hematomas.
As crianças relataram imediatamente aos agentes que eram agredidas com fios elétricos e mangueiras pela mãe. Vizinhos também relataram outras situações de violência que as crianças haviam enfrentado. O Conselho Tutelar foi acionado e, em conversa com um conselheiro, a criança de 7 anos revelou que o irmão de 5 anos sofria agressões com o fio elétrico.
Após a avaliação médica das vítimas, o Conselho Tutelar assumiu a proteção das crianças, afastando-as da mãe e colocando-as, inicialmente, sob os cuidados de uma “família extensa”. Atualmente, elas estão sob a proteção de parentes um pouco mais distantes da mãe.
“Agora, essas crianças passarão a ser acompanhadas por uma rede de proteção e serviços especializados, onde receberão atendimento psicológico e um trabalho de proteção será realizado para elas”, afirmou Alessandro Freitas, presidente do Conselho Tutelar.
A conduta da mãe será investigada em um inquérito aberto pela Polícia Civil, e a mulher, até o momento, responde em liberdade.
Pai Preso por Espancar Filha de 6 Anos
O segundo caso, que ocorreu na terça-feira (15), envolve um pai que foi preso sob suspeita de espancar a filha de 6 anos. A abordagem se deu após uma denúncia anônima à Polícia Militar (PM). No local, os policiais encontraram a menina com uma ferida na cabeça. Inicialmente, ela mentiu, alegando que havia caído de bicicleta, mas, longe dos pais, confirmou as agressões sofridas. A mãe da criança corroborou a versão da queda de bicicleta.
Interrogado pelos agentes, o homem negou as agressões, mas acabou confessando que agrediu a filha, justificando sua ação pela desobediência da menina. Recentemente, ele teria ameaçado um vizinho com uma arma de pressão.
A menina foi levada ao Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Itupeva, para uma avaliação médica, enquanto o pai foi encaminhado à Delegacia de Itupeva. Lá, foi constatado que ele possui um histórico de violência familiar. O suspeito recebeu voz de prisão, teve a arma de pressão apreendida e será apresentado à Justiça em audiência de custódia.
A criança permanece sob a proteção da mãe.
Fonte: Olhar Itupeva
0 Comentários