Área de proteção ambiental em Jundiaí é afetada por incêndio de grandes proporções


Um incêndio de grandes proporções deflagrou uma área protegida do bioma da Serra do Japi, em Jundiaí (SP), mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros e da Guarda Civil Municipal (GCM). As chamas começaram na manhã de domingo (20) e o combate ao fogo teve início na manhã desta segunda-feira (21).

Uma parte da Fazenda Bom Jesus foi afetada, resultando na queima de uma considerável área de eucalipto. As equipes da Divisão Florestal da Guarda Municipal estão utilizando foices, enxadas e abafadores para tentar conter as chamas, já que ainda não há possibilidade de levar água para o local.

Embora uma frente do incêndio tenha sido controlada, outra continua a queimar em uma área de difícil acesso, o que tem dificultado as ações das equipes, especialmente durante a noite. Devido a essas condições, o trabalho foi suspenso e está programado para ser retomado na manhã de terça-feira (22), com o objetivo de evitar que o fogo se espalhe para o restante da floresta.

Não foi possível determinar a área total consumida pelas chamas, mas as equipes estimam que pelo menos 100 mil metros quadrados foram afetados. A GCM informou que ainda não há informações sobre a causa do incêndio e não há registros de vítimas até o momento. 

A situação continua a ser monitorada, e esforços estão sendo feitos para controlar e extinguir o incêndio o mais rápido possível.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários