Após um terremoto de magnitude 8.8 que atingiu a Rússia, o vulcão Klyuchevskoy, localizado na península Kamtchatka e considerado o ponto mais alto da região, entrou em erupção nesta quarta-feira (29). O Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências confirmou a atividade do vulcão por volta das 16h do horário local (10h de Brasília), reportando fluxo de lava incandescente pela encosta oeste da montanha.
Imagens divulgadas mostram um brilho intenso acima do vulcão, acompanhado de explosões audíveis. A última erupção do Klyuchevskoy ocorreu em abril de 2025, e, em decorrência do aumento da atividade sísmica, equipes de resgate haviam recomendado que visitantes evitassem a área, assim como outros vulcões da região.
O terremoto em Kamtchatka, que ocorreu na manhã de quarta-feira (30), também foi sentido no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos, levando autoridades a emitirem alertas de segurança. O Klyuchevskoy se eleva a 4.850 metros acima do nível do mar, no distrito de Ust-Kamchatsky.
Fontre: G1
0 Comentários