'Enquanto estiver vivo, vou procurar ficar ocupado', afirma candidato de 84 anos ao Enem no Espírito Santo. - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 8 de julho de 2024

'Enquanto estiver vivo, vou procurar ficar ocupado', afirma candidato de 84 anos ao Enem no Espírito Santo.


João Guerra Pinto, nascido em Portugal em 13 de março de 1940 e atualmente com 84 anos, veio para o Brasil aos 15 anos. Aposentado desde a década de 1980, ele foi dono de um bar em Vitória.

Após se aposentar, decidiu realizar seu sonho de estudar e concluiu o ensino médio através da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, seu próximo objetivo é fazer o Enem. Com o apoio de sua filha advogada, João está se preparando intensamente para o exame, focando principalmente na redação. Sua esposa o descreve como um "velhinho inteligente" e incentiva seu desejo de aprender.

João não descarta a possibilidade de ingressar na faculdade dependendo de seu desempenho no exame. Ele está se preparando seguindo dicas de uma professora de redação, como escrever frequentemente, revisar seus textos e estar atualizado sobre diversos temas. João e sua professora seguem uma rotina de aulas semanais para melhorar suas habilidades na redação.

Cronograma Enem 2024

- Provas: 3 e 10 de novembro
- Gabarito oficial: 20 de novembro
- Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

No primeiro dia do exame, serão realizadas as provas de linguagens, redação, códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responder às questões.

No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, com duração de cinco horas.

Para mais informações, acesse o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário