Cabreúva - Filho de ex-catador de recicláveis, jovem do interior de SP é aprovado para mestrado em Oxford: ‘Muito honrado’ - A Voz da Região

Agora

sábado, 29 de julho de 2023

Cabreúva - Filho de ex-catador de recicláveis, jovem do interior de SP é aprovado para mestrado em Oxford: ‘Muito honrado’

 

Giancarlo Moreira Gama vai cursar o mestrado de Políticas — Foto: Arquivo pessoal

Era um dia comum para a família de Giancarlo Moreira Gama. Enquanto se preparava para mais um dia na Câmara de Cabreúva, onde atua como vereador, o celular apita informando a chegada de um novo e-mail. Após cinco minutos de puro silencio, um novo som toma conta do cômodo da casa. Com gritos de alegria, pulos, abraços e uma mãe assustada com a reação repentina, o jovem de 22 anos anuncia:

“Fui aprovado para o mestrado na Oxford!”

Filho de um ex-catador de recicláveis e de uma dona de casa, o jovem de Cabreúva, no interior de São Paulo, que sempre estudou em escola pública, vai cursar Políticas Públicas na Universidade de Oxford. Ele conta que foi preciso superar diversas dificuldades da infância para chegar onde chegou, e afirma que foi a dura realidade vivenciada que o levou para a política.

“Era uma realidade difícil no sentido de acesso a condições básicas, além de só o meu pai trabalhar em casa, já que minha mãe, que era empregada doméstica, deixou o trabalho para ser dona de casa e cuidar dos quatro filhos. Meu pai vendia materiais recicláveis para completar a renda por um tempo, justamente para que a gente conseguisse de fato só estudar”, relembra Gian.

Segundo o jovem político, essa vivência o deixava incomodado e gerava certa curiosidade para entender o que levava a família e os amigos a viverem em condições tão precárias. “Eu ouvia sempre dos meus pais que era por conta da ineficiência dos políticos e dos governantes. Então, quando eu tinha 12 anos, decidi que queria ser político, mesmo sem entender muito bem como era tudo isso."

Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Gian foi o primeiro da família a finalizar um curso superior e conta que sempre teve a vontade de estudar fora. Após participar de uma mentoria que preparava estudantes interessados em estudar no exterior, decidiu se aplicar para um mestrado fora do país.

Além de Oxford, Giancarlo foi aprovado na Universidade de York e também na Universidade de Sussex, no Reino Unido. Todas para programas de política pública. A notícia da aprovação foi dada em março desde ano, mas foi apenas neste mês que Gian divulgou a conquista.

“Foi uma coisa muito doida. A Oxford eu não esperava. É muito difícil passar em Oxford. É um programa que é muito voltado para pessoas que têm uma senioridade, um tempo a mais trabalhando em política pública, em governo, e eu não tenho tanto tempo, mas eu consegui construir uma aplicação muito forte.”

Apesar de a aprovação ter sido divulgada em março, Gian participou de um novo processo seletivo para uma bolsa de estudos que financiaria a estadia do jovem no país. E teve uma nova conquista: de 45 mil candidatos, ele foi um dos 36 aprovados.

“Vou receber uma bolsa de 60% do valor que eu preciso. Por isso, ainda estou buscando financiamento para todos os custos que envolvem moradia, alimentação, entre outros”, explica.

Por isso, Gian conta com a ajuda dos seguidores nas redes sociais para adquirir os 40% do valor restante. O jovem viaja em setembro para o Reino Unido e retorna antes de 2024. “Eu volto daqui a pouco, com mais sede do que nunca. Para desafiar o impossível de novo. Dessa vez, maior ainda. Com o poder da esperança e a força da coragem”, publicou nas redes sociais.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário