INSEGURANÇA - Apesar de monitoramento 24 horas, comerciantes relatam furtos no Centro de Jundiaí - A Voz da Região

Agora

terça-feira, 28 de março de 2023

INSEGURANÇA - Apesar de monitoramento 24 horas, comerciantes relatam furtos no Centro de Jundiaí

Apesar de monitoramento 24 horas, comerciantes relatam furtos no centro de Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Jundiaí (SP) é uma cidade monitorada 24 horas por câmeras de segurança, de acordo com a prefeitura. No entanto, comerciantes alegam que o monitoramento não tem inibido a ação dos bandidos, e as lojas do centro seguem sendo alvo de furtos. Através do monitoramento, de dentro da Central de Monitoramento da Guarda Municipal, é possível identificar delitos e verificar o fluxo de veículos.

Segundo a Guarda, no Centro de Jundiaí, nove furtos foram registrados no primeiro bimestre de 2021. No mesmo período de 2022, foram oito e, neste ano, quatro. Não houve registro de roubos no centro nesta época, conforme a Guarda.

Apesar da queda nos números, a corporação assume que pode haver subnotificação. Segundo o comandante da Guarda, Marcos Moreno, muitos comerciantes não informam as autoridades sobre os crimes, o que dificulta as ações de segurança.

"Na nossa estatística entra o que é feito de boletim de ocorrência ou de chamados. A viatura vem e atende e aí sim é feito o boletim de ocorrência. Por muitas vezes, eles [vítimas] não têm interesse em registrar o furto", explica.


Ocorrências


Homem armado rouba comércio em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Comerciantes reclamam de furtos e roubos no centro de Jundiaí

No dia 9 de março, um roubo foi registrado no centro de Jundiaí. As imagens mostram quando um homem entra na loja, abre a mochila e exibe uma arma para os funcionários. Em seguida, ele vai até uma das prateleiras da vitrine e leva todos os produtos (veja na reportagem acima).

"Agora a gente já está um pouco mais tranquilo, mas ainda a gente continua assustado. Ele chegou armado, ele sabia que tinha câmera. As câmeras são bem visíveis na loja, mas não o inibiu. Mostrou a arma mesmo assim, veio de uniforme e fez a ação dele. Levou o que ele conseguiu", afirmou uma vítima, que não quis ser identificada. Além do roubo, um furto também foi registrado recentemente em outro comércio no centro de Jundiaí. Em um estacionamento, a câmera de segurança flagrou um homem entrando no local de madrugada.

O vídeo mostra que o homem força o portão, consegue abrir um espaço e entra. Menos de dez dias depois, o monitoramento registra um homem saindo do mesmo estabelecimento com um carrinho cheio de mercadorias.

Ainda no centro de Jundiaí, e também em março, uma padaria foi alvo de criminosos dois domingos seguidos. "Da primeira vez eles levaram cigarro, chocolate, moeda. Levaram algumas coisas assim. Da segunda vez estava trancado, não conseguiram abrir. Levaram os fios das máquinas e quebraram todos os armários que tinha aí. Prejuízo de mais ou menos de uns R$ 4 mil", afirma o dono.


Reforço no policiamento

Com esses registros, a Câmara de Dirigentes Lojistas e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região pediram reforço no policiamento.

"As rondas precisam ser mais ostensivas para que a gente possa resguardar tanto o patrimônio do empresário, quanto a vida de todos, consumidores, comerciantes, e comerciários", diz o presidente Sincomércio, Edson Maltoni.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário