Jundiaí registra primeiro caso de morcego positivo para raiva de 2023 - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Jundiaí registra primeiro caso de morcego positivo para raiva de 2023

Morcego insetívoro foi localizado em área de condomínios

O primeiro caso de morcego positivo para raiva de 2023, em Jundiaí, foi identificado pela Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), no dia 16 de janeiro, no bairro Gramadão. Após a identificação, todos os moradores do entorno foram orientados sobre a importância da vacinação antirrábica dos animais de estimação e cuidados necessários em caso de nova localização de morcego.

De acordo com o veterinário e gerente da Visam, Luis Gustavo Grijota Nascimento, o morcego é um insetívoro, da espécie Myotis nigricans, recolhido de área de lazer de condomínio residencial localizado no bairro. “Os moradores receberam orientação sobre a ocorrência, bem como foram feitas as indicações para que os animais de estimação sejam vacinados contra a doença. Os morcegos são animais protegidos e essenciais para o equilíbrio ambiental”, comenta o veterinário.

Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a Visam, pelos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para recolhimento do animal.

Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa até seu recolhimento. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na Visam, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário