Festa da Uva abre o calendário de eventos de Jundiaí - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Festa da Uva abre o calendário de eventos de Jundiaí

Na última edição, realizada em 2020, o evento recebeu 205 mil visitantes

 Jundiaí se prepara para a abertura do seu maior e primeiro evento de 2023: a tradicional Festa da Uva, que há 89 anos celebra o surgimento da uva Niagara Rosada e, neste ano, está em sua 38ª edição, além, da 9ª edição do Expovinhos. Após dois anos de paralisação, o evento retorna com a novidade de oferecer quatro finais de semana de muita diversão, cultura, gastronomia, uvas e vinhos, artesanato e atividades infantis, iniciando no dia 12 de janeiro e finalizando as festividades em 5 de fevereiro. Na última edição, realizada em 2020, o evento recebeu 205 mil visitantes oriundos de 26 estados, 195 cidades e 24 países.

CONFIRA O SITE DA 38ª FESTA DA UVA E 9ª EXPO VINHOS

“A Festa da Uva vai muita além de ser uma opção de lazer e entretenimento, porque movimenta a economia da cidade, com a geração de postos de trabalho e aquecimento do turismo com a vinda de público de diferentes localidades do Brasil. Retomar a festa significa valorizar a história de Jundiaí”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

Visitar a cidade em janeiro tem algumas vantagens: além do tempo predominantemente ensolarado, o que privilegia alguns passeios, é a época da vindima (colheita das uvas), então é possível experienciar momentos diferentes nas vinícolas da cidade, que estão com os parreirais carregados e oferecem aos turistas a oportunidade de colher frutas e ainda degustar vinhos, espumantes, sucos, doces e as uvas. Algumas das vinícolas que oferecem essas atrações nesta época são as vinícolas Santa Cecília, Oliveira, Saccomani e a Castanho, que ficam na Rota do Vinho.

“A Festa da Uva é o maior evento do agronegócio e tem na produção da Uva Niagara seu carro chefe. Para os agricultores é mais um Natal, uma oportunidade única de venda direta ao consumidor”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

A festa também é uma maneira de conhecer todos os empreendimentos turísticos de Jundiaí em um só local, já que os expositores do evento são as propriedades rurais, turísticas e gastronômicas da cidade, que apresentam aos visitantes parte de suas produções de cachaça, vinho, sucos, doces, frutas, quitutes e, claro, os principais pratos das rotas gastronômicas como o frango frito com polenta e a coxinha de queijo, que é considerada patrimônio imaterial da cidade. A variedade é enorme e os turistas também encontram opções em churrasco, lanches, massas, doces e muito mais.

Os visitantes, além de poderem conhecer um pouco mais sobre os empreendimentos de turismo, lazer e gastronomia na festa, também podem participar da pisa das uvas, um outro motivo para visitar a cidade em janeiro, pois a experiência só ocorre nesta época.

Cultura
Para a programação cultural da Festa, a Prefeitura deverá contratar mais de 600 artistas jundiaienses, a fim de garantir as atrações ao longo dos quatro finais de semana de comemorações. Assim como nos últimos anos, as boas-vindas aos visitantes ficará por conta do receptivo na Casa do Colono, com atores e cenários que resgatam a rotina e os costumes dos imigrantes italianos e a história da Uva Niagara Rosada de Jundiahy. Uma das novidades deste ano será o Navio do Imigrante, reprodução dos transatlânticos responsáveis por trazer as famílias que fizeram de Jundiaí a Terra da Uva.

Um dos sucessos da Festa, Casa do Colono estará de volta nesta edição e com novidades

Já a programação musical deste ano também está recheada de sucessos regionais. Mais uma vez, o Palco Uva Niagara Rosada de Jundiahy (Palco Interno) irá receber, entre outras atrações, a cerimônia da Pisa da Uva e as apresentações de músicas italianas, o Palco Uva Isabel (palco externo) irá receber shows das grandes atrações musicais e o Coreto do Rock, com bandas ao longo de todo o dia.

As novidades musicais são um palco exclusivo para o público infantil pelo programa Cidade das Crianças, o Coreto das Crianças, acompanhado de um espaço de brincadeiras lúdicas, e um palco do Samba, no Espaço Samba, Futebol e Cerveja, onde deverão se apresentar as escolas de samba e os blocos carnavalescos da cidade, além de outros grupos desse estilo musical. As academias de dança da cidade também apresentarão suas coreografias durante a festa.

Quem estiver passeando pelo Parque será ainda surpreendido por cortejos artísticos itinerantes e “free dancers”, bailarinos que irão interagir com o público espectador dos shows e ensinar as músicas que estiverem sendo tocadas nos shows.

Aos sábados e domingos, sempre às 16h30, o público irá se encantar com o tradicional Cortejo da Uva, com a Rainha e Princesas da Corte da Uva, os vinhateiros e bandas itinerantes.

Para a edição de 2023, outra novidade será o Brinde ao Pôr do Sol, a ser realizado todos os dias, para a abertura da programação do Palco Uva Isabel. A proposta do Brinde é apresentar aos visitantes uma experiência com os espumantes produzidos na cidade, em especial o Espumante de Niágara.

Para conhecer mais sobre as rotas e os locais para visitar em Jundiaí, acesse o Portal de Turismo da cidade.

Serviço:

38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí 2023

Quando: De 12 de janeiro a 05 de fevereiro
Horários: Quinta-feira (12) – às 18h; Sextas-feiras: das 18h às 22h; Sábados: das 10h às 22h; Domingos: das 10h às 21h.
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva – Av. Jundiaí s/n

Entrada gratuita
Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível.

Fonte / Imagem: Prefeitura de Jundiaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário