Entenda o que está acontecendo em Balneario Camburiú - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Entenda o que está acontecendo em Balneario Camburiú

A chuva forte que atinge Santa Catarina há pelo menos três dias causou danos na Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Os estragos ocorrem a dias do início das festas de fim de ano. A rede hoteleira está lotada para o fim de semana do Natal e não houve cancelamento de reservas por causa das chuvas, segundo Thiago Velasques, secretário municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

A prefeitura decretou situação de emergência na terça-feira (20). A cidade registrou alagamentos em bairros como das Nações e Centro.

De acordo com a Defesa Civil, nesta quarta-feira (21), as chuvas tendem a diminuir de intensidade. Entre a madrugada e manhã desta quarta-feira, os volumes devem atingir entre 20mm e 50mm em Balneário Camboriú. O acumulado de chuva nas últimas 24h é de 234,15mm na cidade.

Uma força-tarefa iniciará os trabalhos de limpeza pelas ruas atingidas pelas enchentes na cidade nesta quarta-feira. O serviço será feito conforme diminuição das precipitações.

O município de Balneário Camboriú está com pontos disponíveis para arrecadação de mantimentos, roupas, roupas de cama, toalhas e produtos de higiene pessoal e de limpeza nos abrigos em funcionamento. Por enquanto, 32 pessoas estão alojadas nos dois abrigos abertos pela Prefeitura.

Aqueles que se interessarem em fazer uma doação, podem se encaminhar ao CEM Alfredo Domingos (Av. Hermógenes Assis Feijó – São Judas Tadeu), ou ao Centro de Convivência (Rua Itália, nº 1059 – Nações). O 12° Batalhão de Polícia Militar (na Rua México, nº 1191 – Bairro das Nações) também está posicionado para receber os desabrigados que não conseguirem deslocamento até o abrigo emergencial

No momento, os pontos de bloqueio em Balneário Camboriú, são: Avenida Panorâmica e Avenida das Flores (esta poderá ser acessada pelos veículos que vierem da Avenida do Estado).


Saúde


Os serviços de urgência e emergência estão funcionando normalmente no PA da Barra, UPA das Nações e no Hospital Municipal Ruth Cardoso. O expediente desta quarta-feira nas unidades de saúde está mantido por enquanto, podendo sofrer alterações dependendo do volume de chuva que cair durante as próximas horas.


BC Trânsito

O funcionamento do estacionamento rotativo continua suspenso. Devido ao grande volume de chuvas, as placas semafóricas acabam por absorver umidade, fazendo com que o mecanismo de preservação do aparelho deixe os semáforos no modo intermitente. Ao se deparar com uma situação assim, a BC Trânsito pede aos condutores que dirijam com cautela, principalmente nos cruzamentos, para evitar acidentes. É importante ligar para a Central 153, que funciona 24 horas, informando a situação.


Rio Camboriú

O Rio Camboriú permanece com nível de 3.20 metros, conforme o monitoramento diário feito pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA). A vazão média no final da tarde desta quarta-feira subiu para 900 litros por segundo. A captação, o tratamento e o abastecimento de água em Balneário Camboriú ainda estão normais.


Rio das Ostras

O Rio das Ostras durante a madrugada, saiu da calha e transbordou no trecho da ponte na Rua Adaci Santos Gomes, na Barra, em direção ao mangue. Sendo o trecho que ainda está assoreado pois não foi executada a obra de limpeza, dragagem e readequação da calha, que aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA), para conclusão. Nesta tarde, o nível baixou, mas dependendo da maré ou mais chuvas, corre o risco de extravasar novamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário