Defesa Civil anuncia o início da Operação Chuvas de Verão - A Voz da Região

Agora

domingo, 4 de dezembro de 2022

Defesa Civil anuncia o início da Operação Chuvas de Verão

 

Defesa Civil de Jundiaí se prepara para a época mais chuvosa do ano

A Defesa Civil de Jundiaí iniciou, na última quinta-feira (1), a Operação Chuvas de Verão 2022/2023. A operação se estende até 31 de março de 2023 para minimizar os impactos das chuvas para a população. O plano foi formulado com base em uma extensa análise de cenários de risco, no monitoramento constante de dados meteorológicos, hidrológicos e geológicos, e na gestão inteligente de recursos, de forma articulada com a administração.

O período acompanha as chuvas de maior intensidade que impactam a região Sudeste Brasileira. Assim como nos anos anteriores, Jundiaí desencadeia ações de maneira integrada entre as Unidades de Gestão para reduzir os impactos à população. “Importante lembrar que temos a previsão de fortes chuvas, de até 90mm nas próximas 72 horas (de 3 a 6 de dezembro). Ressalto também que a Defesa Civil estará emitindo semanalmente dois boletins meteorológicos durante este período de chuvas, além de realizar o monitoramento de todas as áreas de Jundiaí através dos pluviômetros”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Os boletins podem ser acessados no site da Prefeitura de Jundiaí. A previsão é que os próximos meses sejam bastante chuvosos, tanto quanto o do ano passado.

Defesa Civil de Jundiaí se prepara para a época mais chuvosa do ano

Com foco na preservação da vida, a Defesa Civil jundiaiense busca minimizar os impactos em casos de catástrofes naturais e orienta o que deve ser feito e por quem em cada estágio de emergência, visando a volta ao estágio de normalidade e minimizando desastres maiores. A Operação Chuvas de Verão é instituída por Decreto Municipal, publicado na Imprensa Oficial do último dia 30 de novembro.

O Decreto também institui a Força Tarefa Municipal para atuação preventiva em casos de riscos decorrentes das chuvas típicas do período, bem como para execução dos planos de ação em casos de urgências e emergências em áreas de risco, em razão de desastres naturais, enchentes, alagamentos, e outros prejuízos à população.

Prevenção

Durante o período de estiagem, que antecede os meses chuvosos, a Defesa Civil Jundiaiense realizou um grande trabalho preventivo, com limpeza de mais de 65 mil bocas de lobo em toda a cidade, limpeza e desassoreamento de rios, lagos, lagoas e córregos, e limpeza de galerias pluviais, para que o volume de água tenha mais fluidez nesta época. Todo o trabalho foi realizado pela força-tarefa que uniu todas as Unidades de Gestão e órgãos ativos da nossa cidade.

“O trabalho da Defesa Civil é exatamente esse, e alertamos a população para que, após as chuvas, sempre realizem vistorias em suas casas para verificar se não há possíveis criadouros dos mosquitos da dengue, do zika vírus ou do vírus chikungunya”, alerta o coronel Gimenez.

Para obter mais orientações sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas intensas e, também, os demais tipos de desastres, a Defesa Civil mantém o aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199, basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Os telefones para contato com a Defesa Civil de Jundiaí são o 199 ou o 4586-0666.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Nenhum comentário:

Postar um comentário