Jundiaí - Discussão entre bolsonaristas e passageiros de ônibus deixa estudante ferido - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Jundiaí - Discussão entre bolsonaristas e passageiros de ônibus deixa estudante ferido

Segundo matéria do portal G1 Bolsonaristas que estão em frente ao 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Jundiaí (SP) e passageiros de um ônibus que passou em frente ao local entraram em conflito na tarde desta quinta-feira (3). Um jovem que ficou ferido durante a confusão relatou que a ocorrência teve motivação política e que outras pessoas que estavam no ônibus foram intimidadas.

Vitor Cotrim, de 18 anos, estudante da Etec Vasco Antônio Venchiarutti (ETEVAV), voltava da escola quando o ônibus da linha 430 (ETEVAV - Central) passou próximo ao quartel, no quilômetro 53 da Rodovia Anhanguera.

Neste ponto, o garoto conta que ele e outros estudantes gritaram palavras contra o presidente Bolsonaro. Os bolsonaristas então retrucaram, e um deles atirou uma pedra no vidro do ônibus, que estilhaçou e atingiu parte do supercílio de Vitor, provocando um sangramento.

Nas imagens registradas em vídeos por quem estava dentro do ônibus, é possível ver que os bolsonaristas cercaram o veículo.

Em outras imagens, eles já estão dentro do ônibus e discutem com alguns dos estudantes. Segundo Vitor, três bolsonartistas conseguiram invadir o veículo.

"Depois de terem mirado a pedra em mim, eles bateram muito no ônibus e devem ter forçado o motorista para entrar. Não sei como julgar o motorista, mas acho que ele foi coagido, acho que ele abriu a porta depois de gritarem com ele. Nessa, eles começaram a intimidar a gente: 'fala agora! Fala do Lula de novo! E foram intimidando gente que nem tinha falado nada e só estava sentado no ônibus seguindo viagem e querendo ir embora depois de mais um dia de aula", relata.

O estudante conta que o motorista parou o ônibus no acostamento para entender o que estava acontecendo, sem parecer ter intenção de ajudar quem estava em frente ao quartel.


"Eu entendo que eles estavam ali se manifestando. E nós estávamos nos manifestando dentro do ônibus também. Não xingamos nenhum deles, não precisava ter acontecido aquilo".

"Durante a discussão, eles tentaram puxar e arrastar um garoto de 17 anos para fora do ônibus, e todos nós fomos protegê-lo e o puxamos de volta. Pegaram ele pelo braço e tentaram jogar para fora, mas, felizmente, éramos maioria, e deu tudo certo", relembra. Vitor também conta que, ao saírem, os bolsonaristas continuaram a discussão.

Vitor ainda conta que havia uma viatura da Polícia Militar próximo ao local. "Eles não fizeram nada. Nada, nada mesmo. Só depois que viram que eu estava sangrando que vieram falar comigo e com o motorista. Eles disseram que, se o motorista quisesse fazer um boletim de ocorrência, eu teria que ir junto, porque ia ter que fazer corpo de delito, mas foi só."

"Não falaram nada sobre eu fazer boletim de ocorrência. Só falaram que, se o motorista quisesse abrir queixa, eu teria que ir junto com eles. Aí eu não aceitei, não me senti seguro, porque eles estavam lá desde o começo e deixaram isso tudo acontecer. E eu não queria ir com eles por questões de segurança minha mesmo"

Vitor diz que a falta de ação da Polícia Militar fez com que ele preferisse seguir viagem ao lado dos amigos. "Pensei: não vou descer do ônibus e sair do lado de quem eu sei que me protege e ir lá no meio".

"O motorista foi muito legal comigo, perguntou se eu precisava de ambulância e me perguntou sobre a gravidade do ferimento. Mas, lá na hora mesmo, tinha gente com água oxigenada e Band-aid, oferecendo apoio. Consegui me limpar também com um pano meu e uma água de garrafinha".


Respostas

Vitor disse que estava se recuperando psicologicamente do ocorrido e que pretendia prestar queixa ainda nesta quarta-feira (3), mas, até o fechamento desta matéria, a ocorrência ainda não havia sido registrada.

A diretoria da Etec Vasco Antônio Venchiarutti afirmou ao g1 que a escola suspendeu as aulas presenciais nesta sexta-feira (4) por segurança aos alunos que circulam na região com concentração de bolsonaristas.

Em nota, a Prefeitura de Jundiaí informou que a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) lamenta o ocorrido e afirmou que a empresa de ônibus prestará as informações ao plantão policial para o registro de boletim de ocorrência. A prefeitura também disse que as imagens das câmeras do ônibus estão à disposição da Justiça.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado divulgou a seguinte nota sobre a situação: "Dois adolescentes que estavam em um transporte escolar ficaram feridos após serem agredidos enquanto o veículo passava por uma manifestação nesta quinta-feira (3), em Jundiaí. O caso foi apresentado no 1º DP de Jundiaí, onde o boletim de ocorrência está sendo registrado. Mais detalhes serão fornecidos após a conclusão do registro."

Veja os vídeos aqui >https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2022/11/03/discussao-entre-bolsonaristas-e-passageiros-de-onibus-deixa-estudante-ferido-no-interior-de-sp.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário