Jundiaí registra terceiro morcego positivo para raiva - A Voz da Região

Agora

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Jundiaí registra terceiro morcego positivo para raiva

No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, a VISAM deve ser contatada

 As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), prosseguem com ação preventiva contra raiva no bairro Parque Centenário. Na última semana, um morcego encontrado vivo em uma residência testou positivo para a doença após exames diagnósticos.

Além do levantamento vacinal da população de cães e gatos, as equipes orientam os moradores sobre a necessidade de manter a vacinação dos animais domésticos em dia contra a raiva. Os técnicos também buscam sinais de colônias de morcegos nas áreas próximas ao caso identificado.

“Recebemos o resultado no dia 23 de setembro e iniciamos as atividades preconizadas. O morcego era da espécie Eptesicus furinalis, insetívoro muito comum no nosso Município”, esclarece o coordenador da VISAM, veterinário Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Este é o terceiro caso de morcego positivo para raiva localizado em Jundiaí neste ano. O primeiro foi na primeira quinzena de julho, na região da Ponte São João. O segundo caso foi registrado em julho na região do bairro do Engordadouro. Em nenhum dos casos houve contato com pessoas ou contaminação de animais domesticados. Em 2021, a cidade contabilizou dois casos de raiva em morcegos.

Orientações
No caso de identificação de um morcego em situações não usuais, como no interior de residências, nos quintais, voando durante o dia, ou caídos no chão, a pessoa deve contatar imediatamente a VISAM, pelo telefone (11) 4521-0660, para recolhimento do animal.

Caso seja possível, a orientação é isolar o cômodo em que o animal foi encontrado e/ou imobilizá-lo, colocando sobre ele um anteparo como um balde, pote de sorvete, um pano ou uma caixa. Ninguém deve manusear os morcegos sem proteção – mesmo os encontrados mortos.
A vacina antirrábica está disponível gratuitamente na VISAM, a partir de agendamento telefônico. A vacinação dos cães e gatos deve ser feita anualmente.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();