Grendacc celebra o Setembro Dourado com índice de cura acima de 80% - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Grendacc celebra o Setembro Dourado com índice de cura acima de 80%

Marcela Morija Soares, de 14 anos, venceu um Sarcoma Fusocelular Renal

Setembro Dourado é o mês de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil e destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura. E no Hospital da Criança do Grendacc o índice de cura é superior a 80%, por isso a instituição tem muito o que celebrar.

Prova disso foi o sino da vitória de Marcela Morija Soares, de 14 anos, que venceu um Sarcoma Fusocelular Renal. A paciente toco o sino, que simboliza o final do tratamento efetivo contra o câncer, no dia 31 de agosto. Ela descobriu a doença em agosto de 2021, passou por cirurgia de ressecção da massa, quimioterapia, radioterapia, e enfrentou tudo com muita força. Este foi o sétimo sino da vitória deste ano no Grendacc.

Os outros pacientes que venceram o câncer e atualmente estão em acompanhamento são:

  • 11 de fevereiro – Benício Moura Landiva Espogino, 2 anos e 10 meses (Tumor de Wilmes Bilateral);
  • 24 de abril – João Lucas de Paula, 4 anos (Leucemia Mieloide Aguda);
  • 13 de maio – Giovanna de Oliveira Passos, 6 anos (Leucemia Linfoide Aguda);
  • 28 de junho – Pedro Martins Simões Santos, 12 anos (Linfoma de Hodgkin);
  • 15 de julho – Dawene Kellen Baima Costa, 27 anos (Osteossarcoma);
  • 17 de agosto – Valentina Lopes Ferreira, 5 anos (Leucemia Linfoide Aguda).
Valentina Lopes Ferreira, de 5 anos, venceu a Leucemia Linfoide Aguda

Durante todo o mês de setembro, o Grendacc fará publicações alertando sobre a atenção que pais e responsáveis devem ter com os sinais e sintomas, ação fundamental para o diagnóstico precoce, que aliado ao tratamento realizado em centros especializados, como o Hospital da Criança, aumentam as chances de cura.

Em parceria com a Prefeitura de Jundiaí, o Grendacc fará o 1º Simpósio Setembro Dourado, no dia 13 de setembro, na Escola de Gestão Pública de Jundiaí. A ação tem como tema “O câncer infantil do ponto de vista multidisciplinar” e será voltada para os profissionais da área da saúde municipais, como pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da saúde, entre outros.

A primeira palestra do evento será feita pela oncologista pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Casarim, que irá destacar os sinais, sintomas e o tratamento contra o câncer. “Vamos enfatizar a importância do diagnóstico precoce. Falar sobre o câncer infantil é falar sobre o tempo. Nossas taxas de cura são maiores para os casos diagnosticados mais precocemente. Nesse mês, reforçaremos a importância e atenção dos pais e cuidadores”, afirma. A atuação do fisioterapeuta, da nutrição, do serviço social, o papel da enfermagem e os cuidados paliativos e a importância da espiritualidade também serão abordados durante o simpósio.

Mais ações do Setembro Dourado

Para celebrar o mês, o Bazar Permanente da instituição está com uma grande liquidação de ternos (por R$ 50) e blazers (por R$ 35) masculinos e de vestidos de festa femininos. Além de lindos acessórios e peças em amarelo e dourado. Vale lembrar que 100% do valor arrecadado com as vendas é revertido para o Hospital da Criança.

Outra ação está sendo feita em parceria com o salão de cabeleireiros Studio Ellegance. Todas as terças e quartas, 100% do valor obtido com os cortes de cabelo infantis será revertido para o Grendacc. Para participar, basta agendar um horário pelos telefones (11) 4805-4724 e (11) 96408- 9190.

Em suas redes sociais (Instagram e Facebook), o Grendacc conta a história de vários pacientes que estão em tratamento ou já se curaram e informa sobre os tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência.

(Fonte/Imagem: Grendacc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário