‘Estava todo mundo em cima e desabou’, diz sobrevivente da tragédia com 9 mortos - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 21 de setembro de 2022

‘Estava todo mundo em cima e desabou’, diz sobrevivente da tragédia com 9 mortos

 

‘Estava todo mundo em cima e desabou’, diz sobrevivente de acidente em Itapecerica da Serra que deixou 9 mortos

“Só desabou. Estava todo mundo em cima e desabou”, afirma Alexandre de Moraes, um dos sobreviventes do acidente em empresa de contêineres que deixou nove mortos na manhã desta terça-feira (20) em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Alexandre trabalha na área de pintura da empresa. Segundo ele, acontecia uma palestra no auditório no momento do desabamento. “Só vi caindo. Fiquei preso e me ajudaram a sair.”

“É um auditório. Como se fosse uma sala de cinema”, afirmou ao explicar como era o local onde ocorria o encontro.

Alexandre foi socorrido por uma ambulância até um hospital, mas voltou para a empresa na tarde desta terça, descalço e mancando.

Entre os nove mortos estão quatro mulheres e cinco homens. Outras 31 pessoas ficaram feridas, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a major dos bombeiros Luciana Soares, cerca de 64 trabalhadores estavam em uma reunião no auditório de um galpão da empresa, quando a laje desabou. A área tem 10 mil metros quadrados. O g1 tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Mais de 15 viaturas foram acionadas para o local por volta das 9h, além de unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Defesa Civil de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Por volta das 16h, os bombeiros informaram que foram encerradas as buscas.

Políticos estavam no local

O candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a candidata a deputada federal Ely Santos (Republicanos) visitavam a empresa no momento do desabamento e ficaram feridos.

Em nota, a assessoria de Jones informou que ele e Ely foram convidados a conhecer a empresa, e, quando estavam se despedindo dos trabalhadores, parte da estrutura de concreto se rompeu e os candidatos ficaram presos nos escombros.

A Prefeitura de Itapecerica da Serra informou, em nota, que o prefeito Francisco Nakano, médico socorrista, está ajudando nos primeiros socorros e decretou três dias de luto.

Com relação ao imóvel, devido à dimensão e por estar inserido em uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, a prefeitura informou que a regularização é objeto de licenciamento junto ao órgão Ambiental Estadual (Cetesb), antecedendo assim à licença municipal.

“De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto anteriormente aprovado pela Cetesb foi irregularmente alterado, e sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite”, diz a nota.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário