Jundiaiense de 14 anos participa de programa de Ciências da USP - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Jundiaiense de 14 anos participa de programa de Ciências da USP

A jundiaiense Melissa Pena Amaral, de 14 anos, representou a cidade na 3º edição do Astrominas, programa idealizado por cientistas mulheres do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG/USP) e outros institutos da área de exatas.   O objetivo do projeto é possibilitar o desenvolvimento de habilidades que envolvem o trabalho científico, visando o empoderamento e a sensação de pertencimento dessas meninas nas áreas científicas.

Aluna do 9º Ano do Colégio Divino Salvador, Melissa teve a oportunidade de aumentar seus conhecimentos sobre temas ligados à Astronomia, Ciências Atmosféricas, Geofísica, Geociências, Física, Oceanografia, Astrobiologia, Matemática e Ciências Humanas relacionadas a Gênero. “São assuntos que eu ainda vou aprender no Ensino Médio. Mas passar por este programa me estimulou a pesquisar e querer saber mais”, conta a estudante, que soube do Astrominas por meio de uma divulgação do Divino. “O Colégio postou e eu me interessei, minha mãe foi uma grande incentivadora para que eu me inscrevesse”, completa.

O gosto pelas Ciências vai continuar fazendo parte da vida de Melissa. “Estou pensando muito em relação a minha futura carreira, estou na dúvida entre Medicina, Engenharia Aeronáutica, Astronomia e Ciências. E ter essa oportunidade de conhecer e aprender com mulheres cientistas incríveis é, no mínimo, inspirador”, enaltece. Nesta edição do Astrominas, participaram 600 estudantes, que contaram com 72 cientistas na monitoria, chamadas de ‘Fadas Madrinhas’, e mais de 60 cientistas palestrantes, além das 26 mulheres que compõem a coordenação.

O objetivo deste programa é justamente facilitar o acesso das jovens e estreitar o contato dessas alunas com mulheres cientistas, estimulando a escolha e a manutenção das carreiras de Ciência e Tecnologia. “Muitas cientistas não têm seu reconhecimento de maneira correta por conta do sexo. Precisamos desconstruir a ideia de que as ciências exatas não são para meninas e, assim formar novas gerações. E quanto mais mulheres participarem, mais rapidamente transformaremos essa realidade”, finaliza a estudante jundieiense.


Sobre o Colégio Divino Salvador

Há mais de 65 anos o Colégio Divino Salvador ensina crianças e jovens da educação infantil ao ensino médio, sustentado pelos valores cristãos e pelo carisma salvatoriano.

Com uma proposta pedagógica que visa formar pessoas conscientes de seus direitos e deveres pessoais, políticos e culturais, compromissadas eticamente com o bem comum e com a sustentabilidade do meio ambiente, que saibam intervir na sociedade para torná-la melhor e que respeitem as diversidades humanas e culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário