Minicasas com apenas 9 m² oferecem experiência minimalista no interior de SP: 'Proposta para o futuro' - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Minicasas com apenas 9 m² oferecem experiência minimalista no interior de SP: 'Proposta para o futuro'

Segundo matéria do portal G1 do que você precisa para ter uma vida completa no local onde mora? Para o empreendedor Cesar de Souza Barroso, basta uma casa compacta, transportável, resistente e forte o suficiente para suportar o peso de vários andares. Foi com esta ideia que nasceu o projeto das minicasas brasileiras, que têm entre nove e 12 metros quadrados.

O "Bosque Encantado", uma área de três mil metros quadrados situada no bairro Caputera, em Sorocaba (SP), foi o local escolhido para a instalação das quatro minicasas: a "Brasileira", a "Holandesa", a "Amarelinha" e a "Carioca". Todas foram construídas com matérias-primas, projetos arquitetônicos e decorações diferentes (assista ao vídeo abaixo).

A primeira unidade foi inaugurada em setembro de 2019. A segunda foi implantada um ano depois. Já as duas últimas são mais recentes e entraram em funcionamento no fim de 2021. Tirando a "Minicasa Carioca", que é duplex (com dois andares) e tem 12 metros, todas contam com apenas nove metros quadrados.

"Sempre me incomodei com a triste realidade brasileira: o déficit habitacional chegará a 30 milhões de moradias nos próximos dez anos. Então, passei a pesquisar a casa ideal. Ela precisava ter absolutamente tudo o que uma pessoa comum necessita para viver. Por isso, o projeto surgiu como uma proposta para o futuro", explica Cesar.


'Local único'

A princípio, as minicasas foram construídas para serem alugadas apenas para contratos longos. "Mas logo a fama se espalhou e ganhamos destaque como 'local único' em aplicativos de hospedagem. Desde então, sempre temos hóspedes nos finais de semana", conta o empreendedor.

As diárias variam de R$ 350 a R$ 600, de acordo com a data escolhida, e cabem de duas a quatro pessoas em cada casa, dependendo da unidade escolhida. Animais de estimação também são permitidos e, segundo Cesar, adoram o espaço ao ar livre do "Bosque Encantado".

As reservas podem ser feitas diretamente com o anfitrião ou por meio de aplicativos de hotelaria. Além de turistas da região, as minicasas já receberam pessoas do sul e do sudeste do Brasil, além de um casal americano e outro chileno.

"Somos procurados por casais e famílias de todas as classes. Eles vêm geralmente de São Paulo. Outros turistas muito comuns são os moradores do interior paulista. Eles comentam ter encontrado uma experiência nova e estimulante sem ter que passar por São Paulo rumo ao litoral.

'Sensação de aconchego'

O casal de enfermeiros Julia Gabrieli Marques de Almeida e Fernando Henrique Carriel Fernandes, de 25 e 28 anos, é de Sorocaba, mas só ficou sabendo das minicasas através de um canal no YouTube. No início do mês, eles decidiram passar um dia no local.


"Nos hospedamos no dia 12 de maio, com o propósito de curtir um tempo juntos, comemorar o aniversário do meu noivo e ficar longe do estresse da cidade um pouco. Faltando uma semana para o nosso casamento, com muitas coisas para serem resolvidas, precisávamos de um momento só nosso", conta Julia.

De acordo com ela, o "Bosque Encantado" promove o contato com a natureza de maneira desigual, e o tamanho reduzido da minicasa não é um problema, pois traz uma "sensação de aconchego".

Nenhum comentário:

Postar um comentário