Eclipse lunar total deste domingo (15) poderá ser visto de todo o Brasil - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Eclipse lunar total deste domingo (15) poderá ser visto de todo o Brasil

Imagem: adege/Pixabay

Entre os dias 15 e 16 de maio, vai ocorrer um eclipse lunar total que será completamente visível em toda a América do Sul. Todo o Brasil está na região de condições astronômicas para a visibilidade completa do evento, mas são as condições meteorológicas que vão, de fato, definir quem no país poderá apreciar o belo espetáculo. Um outro eclipse lunar total tão grandioso como este só poderá ser observado no Brasil em 14 de março de 2025, quando o país poderá ver quase todas as fases.

Eclipse especial

Eclipses lunares ou solares não são eventos raros. Estes fenômenos astronômicos são comuns e ocorrem todos os anos, mas o que muda é a possibilidade e o grau de visualização em cada parte do nosso planeta.

De acordo com o professor Marcos Calil, coordenador científico do planetário de Santo André e do Núcleo de Observação do Céu, até setembro de 2024 teremos mais quatro eclipses lunares, mas nenhum deles terá a ampla possibilidade de visualização como o que ocorrerá este ano. Para cada um destes eclipses lunares, sempre terá um “porém” que vai dificultar a visualização no Brasil.

“Um determinado eclipse não dará para ser observado em grande parte do Brasil, outro só poderá ser observado durante um curto intervalo de tempo e, assim por diante. Algo tão grandioso como o eclipse de 15 de maio, somente será visto em 14 de março de 2025, quando o Brasil poderá apreciar a ocorrência da grande parcela do Eclipse Lunar Total”, explica o professor.

Os próximos eclipses lunares vão ocorrer em:

  • 8 de novembro de 2022 – Eclipse Lunar Total
  • 28 de outubro de 2023 – Eclipse Lunar Parcial
  • 25 de março de 2024 – Eclipse Lunar Penumbral
  • 18 de setembro de 2024 – Eclipse Lunar Parcial

Qual o melhor horário para ver o eclipse?

Para apreciar o eclipse lunar total é preciso ficar acordado entre o fim da noite do domingo (15), e o começo da madrugada de segunda-feira (16). No Brasil, o evento terá início em 15 de maio, às 23 horas e 27 minutos, e se estende até as 3 horas e 50 minutos do dia 16.

De acordo com o professor Marcos Calil, o começo do eclipse é um momento particular.

“Este é um momento em que Lua estará passando da penumbra para a umbra da Terra. É nesse momento que a Lua começa a ficar com o aspecto “cortada” e poderá ser facilmente observada em qualquer lugar do Brasil. Mesmo nas cidades com alto índice de poluição luminosa. É nesse momento que as pessoas começam a prestar mais atenção no fenômeno”, diz.

O momento máximo do eclipse lunar total vai ocorrer no começo do dia 16 de maio, à 01 hora e 11 minutos, no começo da madrugada da segunda-feira. É neste momento que a Lua estará completamente imersa no cone de sombra da Terra, muito próxima do centro do cone de sombra terrestre.

(Fonte: Climatempo/Imagem: adege/Pixabay)

Nenhum comentário:

Postar um comentário