Massa de ar frio chega, temperatura desaba e trará clima de inverno - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 31 de março de 2022

Massa de ar frio chega, temperatura desaba e trará clima de inverno

A chegada de uma frente fria com chuva generalizada e temporais isolados de vento forte e granizo já derrubou a temperatura nas últimas horas após uma terça-feira muito quente em que as máximas atingiram 34ºC na Grande Porto Alegre e mais de 35ºC no Noroeste gaúcho. A queda maior da temperatura no Rio Grande do Sul, entretanto, ainda está por ocorrer.

Uma massa de ar frio começa avançar pelo território gaúcho e alcançará grande parte do Rio Grande do Sul na tarde e noite desta quarta-feira e na madrugada da quinta, proporcionando um acentuado declínio da temperatura. As máximas de hoje já ocorreram no começo do dia e as mínimas serão registradas à noite, no fim do dia, à medida que a massa de ar frio começa a tomar conta do estado gaúcho. A chegada do ar frio ocorre com vento que pode soprar com rajadas e deixará a sensação térmica muito baixa e com percepção de clima de inverno na noite de hoje. O frio já se faz sentir no Oeste e no Sul gaúcho, por onde o ar frio começa a ingressar.

No final da manhã, medições das 11h das estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia registravam temperatura muito baixa para o horário, considerando que ainda é março. Fazia 12,8ºC em Uruguaiana, 12,9ºC em Livramento, 13,2ºC em Quaraí e 13,6ºC em Canguçu.

Esta massa de ar frio não chega a ser intensa, mas é forte para o fim de março. Trata-se da incursão de ar frio de maior potência até agora neste ano e de trajetória continental, assim como ocorre nas massas de ar frio mais fortes do inverno. A incursão fria será responsável por uma sequência de madrugadas frias no Sul do Brasil e vai alcançar parte do Brasil Central. No Sul, várias cidades terão extremas no patamar das mínimas e máximas da climatologia dos meses de inverno.

Fonte: https://metsul.com/massa-de-ar-frio-chega-temperatura-desaba-e-trara-clima-de-inverno/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário