Estado de SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir desta quarta - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 9 de março de 2022

Estado de SP retira obrigatoriedade do uso de máscaras ao ar livre a partir desta quarta






O Governo do Estado de São Paulo, por meio de um decreto foi publicado no início desta tarde em edição extra do Diário Oficial, que a partir de hoje, quarta-feira (9), o uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório. Em ambientes fechados, no transporte público e dentro das escolas, porém, não há flexibilização: o uso permanece obrigatório.  


A gestão estadual também anunciou nesta quarta a liberação de 100% do público nos estádios de futebol. O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirmou que não será necessário o uso da máscara em quadras esportivas nas escolas, mesmo que tenham uma cobertura.


O governador João Doria (PSDB) também afirmou que pode retirar totalmente a obrigatoriedade do uso do item de proteção nas próximas semanas, caso os indicadores permaneçam em queda.


“Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, possivelmente em duas semanas o governo pode avaliar a liberação do uso completo de máscaras. Mas isso vai depender da consciência de cada pessoa. Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias”, disse.


A liberação das máscaras era estudada desde o final do ano passado pelo Comitê Científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB).


Com a chegada e o avanço da variante ômicron, porém, o governo decidiu manter a regra, inicialmente prevista até o final de março. Desde a semana passada, porém, Doria já sinalizava com otimismo mudança na regra.


A medida também era analisada pela Prefeitura de São Paulo. O estudo foi enviado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) para o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) e encaminhado ao Comitê Científico estadual.


Também na segunda, a Prefeitura do Rio de Janeiro liberou a obrigatoriedade do uso da máscara em todos os espaços da cidade.


(Fonte G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário