Fortes chuvas acendem alerta para risco de contaminação por leptospirose - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Fortes chuvas acendem alerta para risco de contaminação por leptospirose

Jundiaí e Região têm sofrido com fortes chuvas nos últimos dias

As pessoas contraem a leptospirose principalmente quando entram em contato com água ou lama contaminadas, e têm algum ferimento na pele, pois é por meio da pele lesada que a bactéria penetra no organismo.  Mas a doença também pode ser contraída pela mucosa e pele íntegra, quando imersa por muito tempo em água ou lama contaminadas, ou ainda pela ingestão de alimentos ou água infectados pela bactéria.

“A bactéria tem mais facilidade para penetrar na pele úmida que ficou em contato com a água por bastante tempo. Após o contato, deve-se higienizar bem as partes do corpo que foram expostas com água e sabão”, afirma o médico.

Em casos em que a água invade as residências, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas. Recomenda-se retirar a lama e, após a lavagem com água e sabão, aplicar água sanitária por 30 minutos nos cômodos da casa.

ALIMENTOS      

O dr. Ozahata fala também sobre o risco de infecção ao ingerir alimentos contaminados. “Caso a água da enchente atinja a dispensa da casa, alimentos in natura como frutas, legumes e verduras devem ser descartados, assim como alimentos ensacados (feijão, macarrão etc), pois as embalagens podem conter micro furos.  Os únicos alimentos que podem ser reaproveitados, após lavagem com água e detergente e imersão de 30 minutos em água sanitária, são os enlatados” completa.

INFECÇÃO

Caso haja suspeita de infecção, a pessoa deve ficar atenta aos primeiros sintomas, que aparecem no período de sete a dez dias após o contato, que são: febre, dores no corpo (principalmente na panturrilha e no abdômen), urina com coloração mais forte e pele amarelada.

“Ao perceber esses sintomas, procure uma unidade de saúde e relate que teve contato com água ou lama proveniente das chuvas”, finaliza.  

Ratos podem transmitir a leptospirose através de sua urina na água da chuva

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário