Atleta de Jundiaí, Cristian Ribera é um dos favoritos dos Jogos Paralímpicos de Inverno - A Voz da Região

Agora

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Atleta de Jundiaí, Cristian Ribera é um dos favoritos dos Jogos Paralímpicos de Inverno

Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / CPB

O jovem Cristian Westemaier Ribera é o destaque da delegação brasileira que disputará os Jogos Paralímpicos de Inverno, a partir do dia 4 de março, em Pequim, na China. Nascido em Rondônia, Cristian se mudou para Jundiaí com apenas três meses de vida, para fazer tratamento em São Paulo após ser diagnosticado com uma doença chamada artrogripose múltipla congênita.

Foi em Jundiaí que Cristian, depois de ter acesso a um bom tratamento, se apaixonou pela neve. Isso porque, em 2015, a Confederação Brasileira de Desportes na Neve (CBDN) veio a Jundiaí apresentar o rollerski (esqui com rodas, usados nos treinos de verão dos atletas de esqui cross-country). Depois disso, com apenas 13 anos, o jovem já sabia que queria ser atleta.

Atleta do Peama de Jundiaí, Cristian foi vice-campeão mundial no sprint do para esqui cross-country (na categoria de atletas que competem sentados) em Lillehammer, na Noruega, em janeiro deste ano. Além dele, a irmã Eduarda Westemaier Ribera, mais conhecida como Duda Ribera, também tem uma relação especial com o esporte e inclusive foi convocada para os Jogos Olímpicos de Inverno, após o acidente que resultou no corte inesperado da atleta Bruna Moura, no final de janeiro.

Apesar de não ter subido ao pódio, Duda apresentou um ótimo desempenho em sua primeira Olimpíada. Agora é a vez do irmão, Cristian Ribera, competir nos Jogos Paralímpicos, que vão de 4 a 13 de março.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Marcio Rodrigues / MPIX / CPB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário