Prefeitura apresenta nova área que pode sediar a Mata Ciliar em Jundiaí - A Voz da Região

Agora

sábado, 29 de janeiro de 2022

Prefeitura apresenta nova área que pode sediar a Mata Ciliar em Jundiaí

Segundo informações do portal G1 técnicos e gestores da Prefeitura de Jundiaí (SP) apresentaram uma possível nova área para receber a sede da ONG Mata Ciliar.

A nova área, que está sendo estudada, fica no Jardim Ermida e foi apresentada para os representantes da Mata Ciliar, do governo estadual e para o promotor do Meio Ambiente Claudemir Batalini.

A área sugerida pela prefeitura tem aproximadamente 650 mil metros quadrados. Atualmente, a Mata Ciliar funciona com uma licença de espaço provisória e está acolhendo mais de dois mil animais silvestres.

Impasse

No dia 22 deste mês, a Associação Mata Ciliar anunciou nas redes sociais o possível fechamento do local alegando que a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo indeferiu as autorizações de instalação e de uso e manejo da fauna silvestre.

A entidade informou que recebeu um ofício com o indeferimento e pedindo que os animais fossem entregues ao Governo do Estado, o que representaria o fechamento da área do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

Em nota, o governo estadual afirmou que reconhece a importância de iniciativas como a da Associação Mata Ciliar e que, por um erro administrativo, o documento foi parcialmente inscrito no sistema sem o parecer final.

Ainda conforme o estado, "até que se encontre uma solução conjunta para o manejo dos animais, que continuam sendo assistidos no local, está sendo emitida uma autorização provisória".

"A Lei Federal 12.725/2012 determina que é proibido esse tipo de atividade nas proximidades de aeroportos em razão do risco para as aves e para o tráfego aéreo", diz a nota.

A Prefeitura de Jundiaí informou que já está em contato com a administração da Mata Ciliar para compreender, através de documentação, quais são os impedimentos para obtenção da referida autorização junto ao Governo do Estado.

Uma manifestação em apoio à associação foi realizada no domingo (23), após a polêmica do quase fechamento da entidade.

Área leiloada

Há cerca de dois anos, a área onde a Mata Ciliar funciona se envolveu em uma polêmica por estar sendo leiloada pelo Governo do Estado.

Em 2021, a concessionária Voa-SP entrou com uma ação de despejo contra a associação, dando 48 horas para a retirada de mais de 130 animais de uma área de 30 mil metros quadrados. A ação ainda está aguardando julgamento no Tribunal de Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário