Casos de gripe aumentam e Jundiaí articula abertura de novos leitos no Hospital Regional - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Casos de gripe aumentam e Jundiaí articula abertura de novos leitos no Hospital Regional

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (5), virtualmente, o Prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais e a gerência do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) verificaram dados atualizados do cenário epidemiológico em relação aos casos de sintomas gripais e as necessidades de internação na cidade). De maneira planejada, como ocorre desde o início da pandemia da COVID-19, em março de 2020, a gestão se antecipa com intervenções junto ao Governo do Estado para a ampliação de leitos de atendimento para demanda geral, com o Hospital Regional (HR), mantendo os leitos do HSV para o atendimento aos casos de COVID-19 e demais pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

“Jundiaí tem como medida principal de gestão a avaliação dos cenários e atuação de maneira preventiva. Manter o atendimento completo para a população é o objetivo, portanto, todas as ações necessárias serão adotadas, assim como foi feito nos piores momentos da pandemia da COVID-19”, salientou o prefeito Luiz Fernando Machado, sinalizando a parceria exitosa realizada com o Hospital Regional, equipamento do Estado, e do aluguel de leitos em hospital particular da cidade pelo HSV, para a manutenção do fluxo de cirurgias da cidade.

De acordo com dados da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da semana de 29 de novembro a 05 de dezembro de 2021, quando foram registrados 1.674 casos de síndrome gripal, para a semana de 27 de dezembro a 02 de janeiro de 2022, o crescimento foi de 234%, com o registro de 6.326 pessoas com sintomas gripais como febre, tosse, dor de garganta e coriza.

Reunião virtual foi realizada na manhã desta quarta-feira (5) entre o prefeito Luiz Fernando Machado e os gestores de Unidades de Gestão e HSV

Em termos de internação, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica (VE) de Jundiaí, a cidade passou de 48 pessoas ocupando leitos públicos ou privados por SRAG para 77 pessoas, o que representa crescimento de 60% entre a semana de 20/12 a 26/12 para 27/12 a 02/01.

“Estamos vivendo a ampliação de casos de influenza e, de maneira preventiva, mobilizamos esforços para a ampliação de mais leitos com a parceria com o Hospital Regional, no mesmo formato que foi realizado no ano passado. O Estado foi contatado e o retorno deve acontecer até o final desta semana. A proposta é a ampliação de mais 20 leitos para o atendimento geral, liberando vagas para a alocação específica na estrutura do HSV para os pacientes de influenza”, detalha o gestor, Tiago Texera.

Para o superintendente do HSV, Matheus Gomes, o fluxo de atendimento no equipamento de Saúde é intenso em decorrência da retomada das atividades após o pico da pandemia. “Cerca de 80% dos atendimentos realizados pelo HSV são de urgências e emergências clínicas e cirúrgicas, com entrada pelos Prontos Atendimentos e Pronto-Socorro. Reorganizamos fluxos na estrutura para garantir o atendimento à população, no entanto, a parceria para a oferta de mais espaço de leito se faz necessária para suprir o momento sem reduzir os atendimentos”, detalha o superintendente.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Nenhum comentário:

Postar um comentário