TERREMOTOS, NOVOS RIOS DE LAVA E GASES TÓXICOS NA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM LA PALMA - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

TERREMOTOS, NOVOS RIOS DE LAVA E GASES TÓXICOS NA ERUPÇÃO DO VULCÃO EM LA PALMA

Segundo matéria do Portal METSUL a atividade do vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma aumentou nas últimas com mais terremotos, o surgimento de novos rios de lava e a emissão de gases tóxicos. Os cientistas que monitoram a erupção confirmaram a abertura de vários novos centros emissores de lava durante o domingo no setor Nordeste do cone do vulcão. Os rios de magma avançam na direção Noroeste por áreas que não tinham sido afetadas antes na área de Tacande, o que fará que os prejuízos aumentem na ilha.

Os rios de magma avançam na direção Noroeste por áreas que não tinham sido afetadas antes na área de Tacande, o que fará que os prejuízos aumentem na ilha. A diretora do Instituto Geográfico Nacional (IGN) e porta-voz do Comitê Científico de Pevolca, María José Blanco, disse em entrevista coletiva que o surgimento dos novos centros causou um deslizamento de terra no flanco Nordeste do vulcão.

Imagenes de la nueva boca efusiva abierta esta mañana desde la pista Cabeza de Vaca a las 17.15 hora canaria / Images of the new effusive vent opened this morning from the Cabeza de Vaca track at 5.15 pm Canarian time pic.twitter.com/WU00TyvJEs


— INVOLCAN (@involcan) November 28, 2021

Agora, a lava escoa ao Norte do percurso original dos rios de magma prévios e há o risco alto de que alcance locais antes poupados da lava que destruiu até o momento quase três mil casas e prédios em La Palma.

Leia matéria completa em - https://metsul.com/terremotos-novos-rios-de-lava-e-gases-toxicos-na-erupcao-do-vulcao-em-la-palma/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário