Templo pela Paz Mundial, em Cabreúva, é perfeito para quem busca tranquilidade - A Voz da Região

Agora

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Templo pela Paz Mundial, em Cabreúva, é perfeito para quem busca tranquilidade

Há 18 km de Jundiaí fica o Centro de Meditação Kadampa Brasil, mais conhecido como Templo pela Paz Mundial, em Cabreúva. O lugar foi concebido pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche, professor, guia espiritual e fundador da nova Tradição Kadampa, como explica o monge Gen Kelsang Drime. “O Templo foi criado para todas as pessoas que desejassem ter um local para se encontrar, refletir sobre possibilidades de paz e desenvolver essas mentes através da prática de meditação. Essa é a nossa razão de existir e todos são bem-vindos”, diz.

O budismo kadampa é uma tradição religiosa. “Basicamente, o que a gente mais compartilha abertamente ao público, além das nossas preces diárias, são nossas aulas com meditação. Todo final de semana temos cursos e retiros, principalmente as aulas com meditação aos sábados de manhã. Nesses encontros, compartilhamos os ensinamentos filosóficos de Buda, não necessariamente a abordagem religiosa, e sim como os ensinamentos apresentados como conselhos pessoais e associados à meditação podem ajudar todas as pessoas a desenvolverem uma consciência e uma mente mais em paz”, explica o monge.

No templo existe a Árvore Bodhi, que possui belo significado. Foi sob ela que Buda e outros discípulos alcançaram o estado da iluminação. “Ter uma árvore da mesma espécie da qual ele se iluminou é muito significativo”, afirma Gen Kelsang.

No Templo, o altar possui significado especial. “Para nós, o altar é um local onde concentramos a nossa fé. Não se trata simplesmente das imagens ou das estátuas, e sim o que elas representam. Quando visitamos um Templo pela Paz Mundial, contemplar essas imagens entendendo que elas nos lembram da existência dos seres sagrados coloca marcas muito poderosas de paz interior, indestrutíveis no nosso coração”, explica.

O armário que contém as escrituras e ensinamentos originais Buda e ensinamentos que são comentários tem grande importância ao budismo kadampa. “O guia espiritual Venerável Geshe Kelsang Gyatso Rinpoche estudou e meditou sobre todos esses ensinamentos para apresentar isso para nós em seus livros, na nossa língua, para que a gente possa entender e, principalmente, praticar. É muito bonito saber que alguém estudou e desenvolveu todas essas realizações para compartilhar o que é essencial para que a gente possa desenvolver as mesmas qualidades”, diz Gen Kelsang.

Todos são bem-vindos para conhecer e vivenciar a tranquilidade que o Templo pela Paz Mundial de Cabreúva oferece.

(Fonte: TVTEC Jundiaí/Imagem: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário