Triste! Foco de incêndio volta a mobilizar equipes na Serra do Japi - A Voz da Região

Agora

domingo, 5 de setembro de 2021

Triste! Foco de incêndio volta a mobilizar equipes na Serra do Japi

Segundo informações do portal G1 um novo foco de incêndio foi registrado em área de mata na Serra do Japi, em Cabreúva (SP), e mobilizou novamente equipes da Defesa Civil, bombeiros e Polícia Militar.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Cavalcante Rodrigues explica que o local voltou a pegar fogo na noite de sexta-feira (3) e os focos começaram em uma área de difícil acesso, onde o helicóptero Águia da PM está auxiliando no combate às chamas.

"O fogo está tomando uma proporção meio forte, o helicóptero Águia deu problema no motor e precisou retornar à São Paulo para trocar a aeronave e voltou agora pra Cabreúva. O pessoal da Defesa Civil fez alguns aceiros para ajudar os bombeiros a tentar controlar as chamas. Mas, por estar no final de tarde, o pessoal terá que deixar o local para voltar amanhã. Está complicado e posso dizer que não é um fogo controlado, está tomando grandes proporções, pois é um local de difícil acesso, leva quase uma hora para a equipe chegar a pé, então o águia faz o combate pelo ar", explica.

Ainda de acordo com o secretário, a suspeita é que o fogo tenha voltado por conta de resquícios do incêndio da última semana.

"É o mesmo local e na semana passada, o fogo atingia duas extremidades. A parte da torre no alto da serra e depois foi descendo e pegando a parte de baixo. Na extremidade superior, onde não tínhamos acesso, o Águia fazia o controle e na inferior os homens e caminhões combateram as chamas, que apagaram com a chuva. Este novo foco atingiu a extremidade superior, é uma área de difícil acesso, não sei se ficou algum toco ou alguma árvore queimou por dentro e aí reacendeu as chamas, pois foi no mesmo local do incêndio da última semana", comenta.

De acordo com a Defesa Civil, boa parte do incêndio foi controlado com a ajuda do Helicóptero Águia no final da tarde deste sábado. Durante a manhã de domingo (5), será feita uma nova avaliação do local atingido. A expectativa é que os aceiros feitos pelas equipes possam ajudar na extinção do incêndio.

A Serra do Japi foi recentemente alvo de uma queimada que durou entre os dias 20 e 28 de agosto. A área atingida pelo incêndio chegou a 10 milhões de metros quadrados, segundo o levantamento da Defesa Civil municipal. O fogo se espalhou por áreas de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário