Meteoritos caem no Piauí e pesquisadores orientam população a entregar material achado - A Voz da Região

Agora

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Meteoritos caem no Piauí e pesquisadores orientam população a entregar material achado

Um fragmento de meteoro caiu em solo piauiense na noite de sábado (28), às 18h54, conforme pesquisadores do Bramon (Brazilian Meteor Observation Network, ou Rede Brasileira de Observação de Meteoros). Cientistas estimam que ele atingiu 70 mil km/h ao cair na terra, tendo cerca de 40 cm de diâmetro.

Em entrevista ao portal G1, Marcelo Zurita, diretor técnico do Bramon, disse que o meteoro foi observado em estações de diversos estados do Nordeste brasileiro e que é possível que a queda do asteroide tenha sido observada em um raio até 300 km de distância, em estados como Ceará, Sergipe, Paraíba e Bahia.

Conforme as imagens observadas pelas estações de monitoramento,os pesquisadores acreditam que grande parte dos fragmentos tenham caído na cidade de Valença do Piauí, a cerca de 200 km de Teresina.

Os pesquisadores pedem a população local, que possivelmente encontre estes fragmentos, para que entre em contato com Bramon pelo e-mail bramonmeteor@gmail.com. Para a comunidade científica o estudo destes objetos possuem valor inestimável, já que por meio deles pode se obter mais informação sobre o espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário