Neve no RS: ao menos 13 cidades registram fenômeno; veja imagens - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Neve no RS: ao menos 13 cidades registram fenômeno; veja imagens

Segundo matéria do G1 a onda de ar frio que passa pelo Sul do país trouxe neve a pelo menos 13 cidades do Rio Grande do Sul, além de chuva congelada, nesta quarta-feira (28). Em São Francisco de Paula, na Serra, a população foi para as ruas brincar com a neve que caía no início da noite. Veja vídeo acessando este link > https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2021/07/28/cidades-do-rs-tem-neve-e-chuva-congelada-veja-imagens.ghtml

 Em algumas localidades, houve ambos os fenômenos ao mesmo tempo, e até mesmo cidades de regiões distantes, como Pelotas, no Sul, e Caxias do Sul, na Serra, registraram o mesmo fenômeno. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Somar Meteorologia, isto é possível devido a uma combinação de fatores. "Tudo depende da temperatura da cidade e da coluna da atmosfera. 

Por exemplo, em Pelotas, a temperatura ficou mais baixa e favoreceu mais à [formação da] neve do que em outras cidades da Serra, que acabou registrando mais chuva congelada. Nada impede que tenha ocorrido em outro local da cidade e em outro horário", pondera. Além disso, segundo a Somar, há o "graupel", que é um pequeno grânulo de gelo criado quando gotas de água super-resfriadas cobrem um floco de neve. O graupel é branco, opaco, macio e pode desmanchar facilmente na sua mão, e também é geralmente menor que o granizo, com um diâmetro de cerca de 0,2cm a 0,5 cm. Pelotas, por exemplo, teve registros de ambos: neve e chuva congelada. E Canguçu, a 50 km dali, teve chuva congelada. "É normal, aqui no Brasil, porque as temperaturas não são tão baixas para neve", acrescenta Luengo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Notícias relacionadas