GM de Jundiaí monitora festas anunciadas para ocorrer no fim de semana - A Voz da Região

Agora

quinta-feira, 22 de julho de 2021

GM de Jundiaí monitora festas anunciadas para ocorrer no fim de semana

O anúncio da realização de diferentes festas e eventos em clubes, casas noturnas e chácaras com potencial aglomeração é alvo de monitoramento da Guarda Municipal e da Fiscalização do Comércio de Jundiaí, que trabalham inclusive com notificação preventiva, ou seja, antes de o evento ocorrer. Devido à pandemia, esses eventos – irregulares e em locais isolados – estão proibidos.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Benedito Marcos Moreno, já há eventos anunciados para o próximo fim de semana. “Os responsáveis por esses eventos serão notificados para que façam seus cancelamentos”, explica o comandante. “Em todos os casos passados, os realizadores entenderam e pararam a festa. Conseguimos então dispersar as pessoas e evitar a aglomeração.”

O trabalho de fiscalização em Jundiaí é integrado e conta com outras forças de segurança, como a Polícia Militar. Como explica Moreno, “sempre dialogamos com as pessoas, explicamos a situação e o momento, e elas compreendem. É um trabalho de diálogo.” Em 2020, a GM atendeu, em média, 70 casos de aglomeração por semana. Recentemente, o número caiu para uma média de 15. De janeiro até esta semana, a GM fez 1036 atendimentos contra aglomerações. 

Tanto a GM quanto a Fiscalização do Comércio acompanham o anúncio e os detalhes desses eventos pelas redes sociais e por grupos de WhatsApp. De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização do Comércio e do Ambulante, Cristina da Fonseca, a insistência em fazer o evento pode gerar multa. “Como os realizadores dessas festas são notificados antes, o passo seguinte é a autuação.” Com novas incidências, o alvará do estabelecimento pode ser cassado.

No prazo de seis dias, de 16 a 21 de julho, a Fiscalização do Comércio fez 40 ações de fiscalização – com 20 notificações, 12 averiguações e oito autuações. O mesmo órgão fez, desde o início da pandemia, 1762 notificações, 279 autuações e 66 fechamentos administrativos e interdições.

Caso alguém se depare com o anúncio ou a realização de festas e eventos que gerem aglomeração é possível fazer a denúncia através do 156, do 153 Emergência – GM, no (11) 4492-9060 e do App Jundiaí.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)

Nenhum comentário:

Postar um comentário