Butantan diz que CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 10 de março de 2021

Butantan diz que CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil

Segundo matéria do G1 o governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (10) que a vacina CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus - a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351) - em circulação no Brasil.

De acordo com Doria, a eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac foi verificada em um estudo preliminar feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O governo de SP, no entanto, não apresentou detalhes da pesquisa científica em coletiva de imprensa.

Segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, a vacina CoronaVac é eficaz contra as três principais variantes do Sars-Cov-2 que circulam no país. Ele explicou ainda que a variante P.1, que é originária de Manaus e é considerada mais perigosa, é derivada da B.1.1.28, na qual foi verificada a eficácia da Coronavac.

De acordo com o diretor, a P.1 já pode ser a principal cepa em diversos municípios do país. A análise foi feita com base nos vírus em circulação na cidade de Serrana, no interior de São Paulo, que é objeto de um estudo do Butantan.

Estudo científico

A pesquisa sobre a CoronaVac foi conduzida pelo Instituto Butantan, responsável pelo estudo clínico da vacina e pela etapa final de produção do imunizante no país, em parceria com pesquisadores da USP.

Segundo o governo, os dados incluíram amostras de 35 participantes vacinados na Fase III. "O estudo completo inclui um número maior de amostras, que já estão em análise. Os resultados completos serão divulgados posteriormente", disse o governo de São Paulo em comunicado oficial.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário