‘Ciclone bomba’ afunda duas lanchas e sete barcos no litoral de SP - A Voz da Região

Agora

quarta-feira, 1 de julho de 2020

‘Ciclone bomba’ afunda duas lanchas e sete barcos no litoral de SP


Duas lanchas e sete barcos afundaram na noite desta terça-feira (30) em Peruíbe, no litoral de São Paulo, devido à passagem de um ciclone extratropical intenso pela região, conhecido como ‘ciclone-bomba’ que atingiu também o Sul do País e provocou destruição e mortes. 

Uma forte onda arrebentou as amarras que prendiam as embarcações ao píer, fazendo com que batessem em uma ponte e ficassem totalmente destruídas. Ninguém ficou ferido. 

Nove embarcações afundaram e tiveram perda total em Peruíbe 

O comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Thiago Cosme confirma que a força da água estourou as cordas que prendiam os barcos, fazendo com que batessem um no outro e afundassem. 

Ao passar pelo local, a equipe da GCM prestou apoio com iluminação e pulou na água com pescadores para tentar segurar as embarcações. A Prefeitura também enviou equipes para ajudar. O incidente ocorreu por volta das 20 h, no píer localizado ao lado do Mercado de Peixe Municipal, no Centro da Cidade. 

Segundo o pescador Nelson De Lara, mais conhecido como ‘Periquito’, de 55 anos, após a onda, os barcos maiores bateram na ponte do Rio Preto e a força da água fez com que quebrassem a casa de máquinas, os levando ao fundo. 

“Tivemos grande perda material, os barcos eram todos de pesca. Eu dependo disso e agora serei muito prejudicado. Já andava difícil por conta da pandemia, imagina agora. Todos que perderam os barcos só vivem da pesca. Foi um desespero. É uma vida construindo para perdermos as embarcações do nada. Em mais de 40 anos, essa é a primeira vez que vejo uma correnteza causar tanto estrago. 

Tinha acabado de chegar em casa quando recebi a notícia. Não sabemos o que fazer, estamos à deriva”. Em São Paulo, o “ciclone bomba” trouxe frente fria e provocou rajadas de vento de mais de 50 km/h na capital paulista. 

 (Fonte e imagem: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário