Barata gigante é encontrada nas profundezas do oceano - A Voz da Região

Agora

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Barata gigante é encontrada nas profundezas do oceano


Em um ano dominado por uma pandemia global e por invasões de nuvens de gafanhotos, a notícia a seguir parece até comum: cientistas da Indonésia encontraram um dos maiores crustáceos já vistos no fundo do mar, que descreveram como uma barata gigante.

A nova criatura é pertencente ao gênero Bathynomus, que são isópodes gigantes (grandes criaturas com corpos achatados e duros, da família dos tatuzinhos-de-jardim) e vivem em águas profundas – então ela não vai invadir a sua casa. Elas também não são tão ameaçadoras quanto sua aparência sugere. Essas criaturas vagam pelo fundo do oceano, procurando por pedaços de animais mortos para se alimentar.

A Bathynomus raksasa (raksasa significa “gigante” na língua indonésia) foi encontrada no Estreito de Sunda, entre as ilhas indonésias de Java e Sumatra, bem como no Oceano Índico, em profundidades de 957m e 1.259m abaixo do nível do mar. Quando adultas, as criaturas medem em média 33cm e são consideradas “supergigantes” em tamanho. Outras espécies de Bathynomus podem atingir 50cm da cabeça à cauda.

É a primeira vez que uma Bathynomus foi encontrada no fundo do mar na Indonésia — uma área em que pesquisas semelhantes são escassas, segundo informou a equipe na revista ZooKeys. Além disso, a Bathynomus tem menos carne do que outros crustáceos, como os caranguejos, tornando-as menos apetitosas para predadores. Bathynomus também possui antenas longas e olhos grandes (ambos recursos para ajudá-la a navegar na escuridão de seu habitat).

(Fonte: Hypeness/Foto: Instituto de Ciências da Indonésia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário